Se você gosta de observar as estrelas, aproveite para olhar o céu durante a madrugada de sexta (16) para sábado (17). Durante esse período, será possível observar vários astros bem conhecidos, como a Lua, Marte e as estrelas Aldebaran, Betelgeuse, Rigel e Sirius, a mais brilhante do céu noturno.
Todas as estrelas estarão visíveis a olho nu, de qualquer parte do Brasil. Nesse caso, é preciso contar principalmente com a boa visibilidade do tempo, pois o céu deve estar limpo, sem nuvens, durante o período noturno. Luzes da cidade também podem interferir
Para os amantes do planeta vermelho, ele aparecerá logo abaixo da Lua. Assim que o satélite natural da Terra aparecer, basta procurar pela estrela de brilho fixo e avermelhado. Marte ficará visível por volta de 1h da manhã, e continuará no céu até o amanhecer. O ponto alto entre a Lua e Marte será entre 2h e 5h da manhã.
Opte por locais em que há menos nuvens e prédios e luzes, assim mais cedo e mais nitidamente eles poderão ser vistos. A experiência fica ainda melhor quando a estrela Aldebaran surgir acima de Marte. Ela tem um tom alaranjado que confere um brilho especial a ela. Pense no alinhamento entre Marte e Aldebaran, que espetáculo!
Se o céu estiver limpo e o campo de visão for bem amplo, outros astros importantes poderão ser vistos, esse é o caso Betelgeuse, localizada na constelação de Touro; Betelgeuse e Rigel, de Órion; e Sirius, do Cão Maior.
Outras estrelas poderão ser vistas
Betelgeuse, que está no fim de sua existência e por isso exibe uma cor avermelhada, poderá ser vista à direita da conjunção. Órion estará localizada na mesma região. Rigel e as populares “Três Marias” estarão ainda mais à direita. E por fim, Sirius, a estrela mais brilhante do céu noturno, também estará junto da constelação de Órion.
Para ajudar na localização desses astros, há vários sites e aplicativos que podem ajudar, como o Skywalk, Starchart, Sky Safari ou Stellarium
Fonte: Olhar Digital
Comentários