O Volkswagen Nivus, um dos concorrentes diretos do novo Fiat Fastback, se saiu muito bem nos testes de colisão conduzidos pelo Latin NCap, um dos órgãos que avalia o nível de segurança dos veículos.

O SUV compacto da montadora alemã obteve cinco estrelas nos testes de impacto frontal e lateral. Segundo o Latin NCap, a estrutura do carro garantiu um bom nível de proteção para os ocupantes mesmo após os impactos.

Nivus tira nota máxima nos testes de colisão frontal e lateral. Imagem: Latin NCap/Divulgação

No fim, o modelo fabricado no Brasil ficou com índice de 92,47% em proteção para adultos, 91,57% para crianças e 48,74% para pedestres e usuários vulneráveis. O órgão declarou esperar resultados melhores no último quesito. 

Vale destacar que o Nivus sai de fábrica com seis airbags e conta com recursos como a frenagem de emergência, o que contribuiu para o resultado positivo.

Honda WR-V vai mal

Imagem: Latin NCap/Divulgação

Outro modelo que passou pela avaliação da Latin NCap foi o Honda WR-V. Diferente do Nivus, o crossover da montadora japonesa ficou com uma apenas uma estrela nos testes de impacto.

Por conta da falta de airbags laterais no modelo avaliado e da falta de frenagem de emergência, alguns testes de colisão lateral não puderam ser realizados.

O WR-V, entretanto, conseguiu superar o Nivus em um ponto: na proteção de pedestres, com índice de 58,82%. Já a proteção para adultos ficou em 41,03% e a de crianças ainda abaixo, apenas 40,66%. Como comparativo, isso é menos da metade dos números alcançados pelo SUV da VW.

Imagem principal: Latin NCap/Divulgação

Veja também: