O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos informou que alguns equipamentos de internet via satélite podem ser exportados para o Irã.
Esse pronunciamento veio logo após Elon Musk ter dito que a SpaceX pediria uma isenção das sanções contra o país. “A Starlink pedirá uma isenção das sanções iranianas a esse respeito”, escreveu Musk no Twitter em resposta a um tweet.
Essa declaração do Departamento do Tesouro dos EUA sugere que Musk pode não precisar de uma licença para fornecer o serviço de banda larga via satélite Starlink da empresa no Irã.
O tweet de Musk não deu mais detalhes sobre seus planos, porém veio em um momento de protestos generalizados pela morte de uma mulher iraniana sob custódia policial. O Departamento não especificou se a licença se aplicaria aos planos de Musk.
Algumas pessoas no Twitter pediram a Musk que fornecesse as estações de internet baseadas em satélite. O acesso às mídias sociais e a alguns conteúdos é fortemente restrito no Irã.
O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro tem uma licença de longa data que “autoriza certas exportações para o Irã de hardware, software e serviços relacionados a comunicações pela Internet, incluindo certos serviços de conectividade de Internet de nível de consumidor e terminais de satélite de consumidor residencial autorizados sob a Licença Geral D-1”, reforçou um porta-voz do departamento em comunicado.
“Para quaisquer exportações não cobertas pelas autorizações existentes, a OFAC aceita pedidos de licenças específicas para autorizar atividades que apoiam a liberdade da internet no Irã”, acrescentou o comunicado.
É importante mencionar que a SpaceX tem como objetivo expandir rapidamente a Starlink e está concorrendo com empresas rivais de comunicações por satélite, incluindo OneWeb e Amazon, que ainda não lançaram o Projeto Kuiper.
Via: Reuters
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários