Após um ano de negociações, o Bahia enfim falou sobre a constituição de uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) de maneira oficial na última terça-feira, 21. Em um encontro informal, os moldes do negócio serão apresentados aos conselheiros do clube ainda nesta semana. Somente neste encontro, o Tricolor deve anunciar o Grupo City como parceiro.
A parceria entre Bahia e o City Football Group (CFG) já é noticiada pela imprensa há meses. A grande novidade é que uma das promessas na negociação é que o clube nordestino seja o o segundo na escala de investimentos do grupo estrangeiro – apenas abaixo do Manchester City. A informação é do jornalista Rodrigo Capelo, do grupo Globo.
De acordo com o jornalista, representantes do City procurararam por um carro-chefe para a América do Sul e irão fazer do Bahia um clube para receber investimentos e possa competiralto nível. Na negociação, o Grupo City passa a controlar 90% do capital de uma SAF do Bahia, enquanto a associação civil, com 10%, se tornaria sócia minoritária.
Após a entrega da proposta de maneira oficial ao Conselho Deliberativo e Fiscal, os conselheiros do Bahia irão votar e recomendar a aprovação ou não da transformação em SAF. Em até 90 dias após o início do processo, o Tricolor convocará uma AGE em que os sócios adimplentes no período mínimo de um ano decidirão o futuro do clube.
Além do Manchester City, o CFG é acionista majoritário do New York City (Estados Unidos), Melbourne City (Austrália), Mumbai City FC (Índia), Lommel SK (Bélgica), ESTAC Troyes (França), Montevideo City Torque (Uruguai), Palermo (Itália). Também tem participação no Yokohama F. Marinos (Japão), Girona (Espanha) e Sichuan Jiuniu (China).
Fonte: Ogol
Comentários