Dia 2 de outubro os brasileiros têm um compromisso inadiável: eleger os novos representantes do país a partir de 2023. Nesta eleição, votaremos em presidente, governador, deputados (estaduais, distritais e federais) e em senadores. A campanha está aquecida, e, como de costume, alguns dos candidatos acabam ferindo a legislação eleitoral em suas propagandas.
O TSE, preocupado com a lisura do processo eleitoral, criou um aplicativo para a população poder denunciar qualquer propaganda eleitoral irregular que encontrar. Ele se chama Pardal e está disponível tanto para iPhone quanto para dispositivos Android.
Confira abaixo como fazer para usá-lo, caso você encontre alguma campanha irregular na sua região:
Como usar o Pardal para denunciar propaganda eleitoral irregular
O uso do aplicativo é bastante simples. Em primeiro lugar, é preciso instalá-lo em seu dispositivo – clique aqui para acessá-lo na loja do Android, ou aqui para encontrá-lo na loja do iPhone. Com ele instalado, siga as orientações abaixo:
Pronto! Sua denúncia foi enviada. A partir de agora, o TSE verificará as informações para detectar se de fato há irregularidade na propaganda enviada. Você pode conferir todas as denúncias feitas selecionando a opção Consultar uma denúncia na página inicial do app.
Fonte: Olhar Digital
Comentários