O Mail do iOS 16 apresentou um bug que abre espaço para mensagens malware que travam o aplicativo por completo, dessa forma os usuários ficam sem acesso à caixa principal de e-mails.

O problema foi encontrado pelos desenvolvedores da VPN Traker, que disseram que ele pode prejudicar qualquer pessoa que obtenha a nova versão do sistema iOS, mesmo que não aconteça um contato direto.

O bug, que foi nomeado como “Mailjack”, foi considerado grave porque explora o espaço onde ficam em exibição os remetentes das mensagens, os quais normalmente é composto pelo nome do contato e seu endereço de e-mail. Segundo informações, as pessoas que enviam spam estão substituindo uma parte dos endereços de e-mail por aspas duplas e é justamente isso que está fazendo a plataforma travar.

De acordo com a VPN Tracker, a falha foi identificada depois que vários funcionários da empresa começaram a receber uma mensagem de spam idêntica a de seus colegas e ficaram bloqueados do lado de fora de suas próprias contas. Após investigar o código do e-mail recebido, foi notado que os remetentes usaram de uma técnica nada comum.

Pessoa digitando no computador com ilustração de cartas
Crédito: Billion Photos/ Shutterstock

Outras plataformas digitais como o Gmail e o Outlook costumam reescrever os textos enviados aos usuários com o propósito de se esquivar dessa situação, e em alguns casos chegam até a bloquear tais e-mails, tal função que o Mail do iPhone não possui.

Em certas situações que demonstram mais gravidade, essas mensagens caem diretamente na seção de spam do Mail, o impedindo de travar. Porém, o bug se repete assim que o usuário abre a mesma seção e continua assim até que o e-mail seja deletado de vez.

O bug foi encontrado na versão final do iOS 16, nas versões beta do iOS 16.1 e no iPadOS 16.1, e a Apple ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.