A cada dia surgem novas tecnologias que são prontamente utilizadas pelas empresas, fazendo com que a área de TI se torne cada vez mais relevante nas organizações. Assim, para que sejam implementados o que há de mais inovador, é preciso que contar com times de profissionais altamente qualificados que vão ajudar no aumento da produtividade, na otimização das estratégias, no crescimento das marcas e, ao mesmo tempo, saberão atuar em cenários adversos, como em casos de ataques cibernéticos, roubos de dados, desastres naturais, entre outros.

De acordo com a pesquisa “Uma tripla ameaça nas Américas: KPMG 2022 Fraud Outlook”, divulgada em janeiro deste ano pela KPMG, empresa que presta serviços em Audit, Tax e Advisory, 76% dos entrevistados de empresas norte-americanas afirmaram já ter sofrido perdas por ataques cibernéticos, e 42% dos respondentes da América Latina relataram o mesmo problema. Além disso, apenas 24% dos participantes do levantamento, disseram que as organizações são fortes na metade ou mais das proteções relevantes de segurança cibernética que possuem.

Os dados mostram como é importante ter uma estrutura de TI robusta – equipe e parceiros – preparadas para protegerem os dados e informações dos negócios.. Dessa forma, as lideranças precisam direcionar os times para que saibam como agir corretamente frente a crises no setor de tecnologia e assim, questões sejam resolvidas ou endereçadas da maneira mais rápida possível mitigando ao máximos os problemas.

Neste contexto, as palavras-chave são prevenção e alinhamento. Por isso, os colaboradores devem participar de treinamentos, simulados, estudar cases de empresas que já sofreram com esse tipo de cenário, para terem em mente a real noção das consequências e das adversidades. Além disso, líderes sempre devem reforçar os planos e procedimentos em casos desses acontecimentos.

Assim, é necessário o desenvolvimento de um Plano de Segurança da Informação, que traga estudos de cenários, análises de potenciais riscos, e as medidas mais adequadas de segurança, deixando os times preparados para as ações. Ou seja, neste documento são definidas as ações necessárias para preservar a integridade dos dados. Alinhado a modernas tecnologias de segurança, o plano permite que colaboradores ajam com segurança e em conformidade com as normas estabelecidas.

As ferramentas e métodos de uma companhia para barrar crimes cibernéticos devem ser fortes. Porém, caso as medidas de segurança forem violadas, é importante destacar que deve ser desenvolvido um Disaster Recovery Plan, em português, Plano de Recuperação de Desastres, um documento que padroniza as ações a serem tomadas após ataques de hackers, em caso de desastres naturais ou qualquer situação que gere interrupção dos serviços de TI.

O documento vai ajudar e direcionar as empresas a retomarem mais rapidamente e, de forma mais organizada, as suas operações e assim, mitigando também, danos em relação a reputação da marca. Porém é essencial destacar o engajamento total dessas equipes, principalmente na simulação constante desse tipo de cenários, garantindo maior preparação de todos quando for realmente necessário.

Neste contexto portanto, ter uma política de backup de dados robusta é fundamental, uma vez que possibilita que instituições realizem cópias de segurança e as armazenam em locais e regiões de segurança. Vale destacar também que é primordial que as empresas definam uma política de acessos aos arquivos originais e aos backups tanto nos processos do dia a dia como durante a ocorrência de adversidades.

Dessa forma, concluo que a segurança deve ser um fator primordial para qualquer tipo de empresa e por isso, as equipes de TI, parceiros, fabricantes das soluções devem estar preparadas para enfrentarem os problemas de maneira assertiva, permitindo que as atividades não sejam prejudicadas ou que pelo menos tenham o mínimo de impacto possível. Atuar preventivamente é a melhor forma de garantir que ataques e demais ameaças não impactem o funcionamento das organizações.

*Flávio Monduzzi é COO da SGA TI em Nuvem

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