Novas evidências indicam que a realidade virtual pode aliviar as dores durante uma cirurgia. O MIT News relata que pesquisadores do Beth Israel Deaconess Medical Center, em Boston, publicaram um estudo indicando que os pacientes que usam óculos VR com fones de ouvido precisaram de menos anestesia durante uma cirurgia da mão.
Enquanto o paciente convencional médio precisava de 750,6 miligramas por hora do sedativo propofol, as pessoas que olhavam para um conteúdo relaxante em realidade virtual (como meditação, cenas da natureza e vídeos) precisavam de apenas de 125,3 miligramas. Eles também se recuperaram mais cedo, deixando a unidade pós-anestésica após 63 minutos em média, versus 75 minutos.
Os cientistas afirmam que a realidade virtual distraiu os pacientes da dor que, normalmente, exigiria toda a sua atenção. No entanto, os pesquisadores também admitiram que os usuários do fone de ouvido podem ter entrado na sala de cirurgia esperando que o óculos VR ajudasse, potencialmente sugestionados e distorcendo os resultados.
Mais testes com realidade virtual
A equipe de Beth Israel Deaconess está planejando mais testes que podem descartar esse efeito placebo. Um estudo de acompanhamento também avaliará o efeito da VR em pacientes submetidos à cirurgia de quadril e joelho. Experimentos anteriores, como o do St. Joseph’s Hospital, na França, indicaram que a tecnologia pode ajudar a aliviar os pacientes.
Porém, o fascínio dos profissionais de saúde é claro. Os pacientes podem sofrer menos e voltar para casa mais cedo. Os hospitais, por sua vez, poderiam aproveitar ao máximo seus suprimentos anestésicos, liberar leitos de recuperação e reduzir os tempos de espera. O que um provedor gasta em fones de ouvido VR pode se pagar se permitir mais pacientes e tratamento de maior qualidade.
Via Engadget
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários