Para quem não acompanhou a partida entre Polônia e Holanda, pela Copa das Nações, talvez o nome do goleiro Remko Pasveer pode não dizer muita coisa. O arqueiro do Ajax foi destaque ao fazer sua estreia pela Laranja Mecânica, em triunfo por 2 a 0, prestes a completar 39 anos. E por um motivo inusitado.
Até esta quinta-feira (23), a última aparição de Pasveer com a camisa da seleção holandesa havia sido em 2006 pela Eurocopa Sub-21. O goleiro foi reserva durante toda a competição e, 16 anos depois, recebeu um chamado de Louis van Gaal, em busca do “goleiro perfeito” para as possíveis grandes penalidades na Copa do Mundo.
“Estou à procura do melhor pegador de penalidades e por isso estamos testando todos os goleiros. Estou sempre procurando as pequenas vantagens e é por isso que estou dando atenção especial a esse assunto. Vimos no passado como as disputas de pênaltis desempenham um papel importante na Copa do Mundo”, declarou van Gaal em entrevista.
O técnico da Holanda ficou marcado por essa prática há quase uma década, na Copa do Mundo do Brasil em 2014. Na oportunidade, o especialista na arte de pegar pênaltis era Tim Krul, na época goleiro do Newcastle. Pelas quartas de final diante da Costa Rica, em seu único jogo na Copa, Krul substituiu Jasper Cillessen e fez defesas fundamentais que garantiram a Laranja Mecânica entre as quatro melhores equipes do Mundial.
Desta vez, a estrutura de análise arquitetada por van Gaal é ainda mais rebuscada. Peter Murphy, ex-técnico da seleção holandesa de vôlei, vai fazer parte da comissão técnica temporariamente, mas van Gaal evitou entrar em detalhes sobre a função do treinador.
“Ele não vai ensinar voleibol! Peter estudou uma ou outra ciência que pode nos ajudar. Porém, não posso detalhar isso, já que diferentes seleções poderiam seguir pelo mesmo caminho”, explicou van Gaal.
Com 26 vagas no plantel para o Mundial, a Holanda já enviou um ofício à Fifa acerca da possibilidade de inscrever quatro goleiros na disputa. Até a Copa do Catar, saberemos se van Gaal foi gênio ou maluco em suas opções.
(1)
Fonte: Ogol
Comentários