A próxima, e terceira, tentativa de lançamento da missão Artemis 1 da NASA para a Lua está marcada para a próxima terça-feira (27), mas pode estar comprometida. O motivo dessa vez não parece ser uma falha com o foguete, como ocorreu nas outras duas oportunidades.
Na verdade, o que está na mesa agora são condições climáticas que podem prejudicar a janela de lançamento de 70 minutos que começa a partir das 11h37. A preocupação é maior agora devido a Depressão tropical 9 que está se formando.
No trajeto atual, a tempestade deve impactar Cuba e a Flórida (EUA) no começo da próxima semana, o que pode atrapalhar os planos da NASA. No momento, as condições climáticas aparecem como apenas 20% favoráveis para um lançamento na terça.
Em coletiva na última quinta-feira (22), Mike Bolger, gerente do Programa de Sistemas Terrestres de Exploração da NASA, disse que a agência vai usar dados mais próximos do dia de lançamento para decidir um possível novo adiamento. Qualquer sinal de chuva pode prejudicar o lançamento da Artemis 1.
Apesar da expectativa de tempo fechado, um teste bem-sucedido na última quarta-feira (22) animou as esperanças para o lançamento da Artemis 1. De acordo com a equipe, o teste de abastecimento atingiu todos os objetivos previstos.
Esse sucesso foi importante depois de duas tentativas fracassadas. Apesar disso, foram registrados dois vazamentos de hidrogênio durante o teste, que foram reduzidos até uma margem segura, mas servem de alerta para a equipe. Os vazamentos seguiram o mesmo padrão do que ocorreu no dia 3 de setembro e impediu a decolagem na ocasião.
Tudo sobre a Missão Artemis 1
A chamada missão Artemis 1 será um voo não tripulado da cápsula Orion ao redor do nosso satélite natural, com duração estimada de aproximadamente 40 dias. Ela será lançada do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida, no topo do megafoguete Space Launch System (SLS), projetado especialmente para viagens à Lua e além.
Primeira de uma série de missões cada vez mais complexas à Lua, Artemis 1 será uma demonstração de capacidade, fornecendo uma base para a exploração humana do espaço profundo.
Além disso, uma variedade de cargas científicas será transportada nesse voo, que também levará objetos curiosos que compõem o chamado Kit Oficial de Voo (OFK). Se tudo correr conforme o planejado, a missão Artemis 2 vai enviar astronautas em um voo que fará o mesmo circuito, no ano de 2024.
E então, em 2025 ou 2026, a missão Artemis 3 vai finalmente pousar astronautas na Lua, sendo esta a primeira vez que uma mulher e uma pessoa preta vão pisar em solo lunar.
Fonte: Olhar Digital
Comentários