Lançada no dia 24 de novembro do ano passado, a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9, a missão DART (sigla em inglês para Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo) está a poucos dias de atingir o seu alvo, um sistema binário composto por dois asteroides: Didymos, com 780 metros de diâmetro, e sua “lua” Dimorphos, quase cinco vezes menor.

Ilustração mosta a espaçonave DART se aproximando de asteroide
Na segunda-feira (26), a espaçonave DART, da NASA, vai colidir com um asteroide para tentar desviar sua órbita. Imagem: Robysot – Shutterstock

Gerenciada pelo Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins (APL), da Universidade John Hopkins, a missão é o primeiro teste da NASA que assume uma nova e audaciosa abordagem para defender a Terra de asteroides perigosos.

De acordo com a agência, na segunda-feira (26), por volta das 20h15 (pelo horário de Brasília), a espaçonave vai se chocar com Dimorphos a aproximadamente 24.000 km/h, na tentativa de alterar a trajetória do corpo celeste.

Ary Martins, divulgador científico fundador do grupo astronômico Plêiades do Sul vai conversar com Marcelo Zurita, no programa Olhar Espacial desta sexta-feira (23), sobre a missão DART. Imagem: Arquivo Pessoal

Para saber tudo sobre essa missão sem precedentes, você não pode perder o programa Olhar Espacial desta sexta-feira (23), que recebe o divulgador científico Ary Martins para um bate-papo sobre o evento, esclarecendo todas dúvidas do público.

Martins é fundador do grupo astronômico Plêiades do Sul, membro da International Dark Sky Association e um dos principais realizadores de eventos do Asteroid Day em 2022.

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da BRAMON — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok.