Um vídeo mostrando um evento fascinante ao redor do Sol na noite da última quinta-feira (22) chamou a atenção nas redes sociais. As imagens revelam uma luz brilhante se movendo próxima a estrela no centro do nosso sistema solar.
O registro foi feito por um coronógrafo, um instrumento científico projetado para bloquear a luz direta do sol, utilizado para estudar e medir a coroa solar. Quem divulgou o vídeo foi Keith Strong, especialista solar.
Registros feitos por esse tipo de instrumento têm um círculo preto no meio que cobre o Sol, já a luz branca ao redor da circunferência é a luz emitida pela estrela. A função desses registros é detectar a atividade solar, incluindo tempestades.
No entanto, o fenômeno visto dessa vez não se trata disso. “Há um objeto brilhante na borda direita do quadro aparecendo, ou seja, movendo-se na direção oposta às estrelas”, escreveu Strong.
WHAT ON EARTH IS THAT? There is a bright object on the right edge of the frame coming into view, i.e., moving the opposite way to the stars. It is Venus on the opposite side of the Sun from the Earth. It is moving from being a morning star to an evening one. pic.twitter.com/KcdOXMHfpF
— Keith Strong (@drkstrong) September 23, 2022
Objeto na direção do Sol
O objeto, na verdade, não tem nada de estranho e é simplesmente: Vênus. “É Vênus no lado oposto do Sol da Terra. Está se movendo de ser uma estrela da manhã para uma estrela da noite”, completa a especialista.

“Os cronógrafos são projetados para observar a coroa solar muito fraca. Os planetas, por outro lado, são muito brilhantes e tendem a saturar nos detectores’, disse Martin Archer, físico espacial à Newsweek.
“Isso é provavelmente o que está causando os padrões de luz brilhante ao redor de Vênus no vídeo, com esses efeitos sendo particularmente fortes, pois Vênus está no lado oposto do sol da Terra – altamente iluminado”, finalizou.
Fonte: Olhar Digital
Comentários