Rebaixamento na Liga das Nações acende alerta na Inglaterra às vésperas da Copa
Anuncie Aqui
As notícias não são nada agradáveis no país dos inventores do futebol. Com a Copa do Mundo cada vez mais próxima, a Seleção Inglesa vive o seu pior momento em muitos anos e chegará na competição mais importante do planeta em crise. Nesta sexta (23), a Inglaterra perdeu para a Itália e foi rebaixada na Liga das Nações.
A classificação já era inimaginável, mas esperava-se que a Ingleterra se recuperasse e pelo menos evitasse esse rebaixamento no grupo da morte do torneio europeu. Nas cinco partidas disputadas, os ingleses marcaram apenas um gol e conquistaram dois pontos graças a dois empates contra Alemanha e Itália (no primeiro turno).
A Inglaterra finaliza sua participação na Liga das Nações na segunda (26) diante da Alemanha, em partida que significa apenas preparação para a Copa do Mundo para ambas as equipes – os alemães não tem chances de classificação.
E agora, Southgate?
Gareth Southgate assumiu a Inglaterra após a Eurocopa 2016 e, em termos de resultado, fazia um trabalho interessante afrente da seleção nacional. Levou os ingleses à semifinal da Copa do Mundo em 2018, à semifinal da Liga das Nações 2018/19 e à final da Eurocopa 2021, quando o título bateu na trave diante da Itália, em Wembley.
Com uma nova geração de jovens talentosos, Southgate sempre optou por oferecer certa estabilidade defensiva ao time, para a partir daí a qualidade dos jogadores fazerem a diferença lá na frente. Um esquema com três zagueiros virou rotina, o que trouxe os resultados descritos acima, mas gerava muita dúvida se ele é o homem para explorar as qualidades das peças ofensivas da seleção.
Desde o fim da Copa de 2018, a Inglaterra perdeu nove partidas. Três delas apenas em 2022, com essa campanha desastrosa na Liga das Nações. Além dos resultados, a base de um time titular parece não estar definida, com poucos jogadores tendo sequência entre os 11 iniciais: apenas Kyle Walker, Declan Rice, Raheem Sterling e Harry Kane aparecem recorrentemente entre os titulares.
Como utilizar melhor e potencializar jogadores que em seus clubes vem brilhando tanto? Esse é o dever de Gareth Southgate, que vai conviver com muitas críticas até a estreia na Copa do Mundo diante do Irã, no dia 21 de novembro. E sem mais testes a serem feitos em jogos oficiais.
Fonte: Ogol
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários