Segundo as autoridades do Reino Unido, o país investigará a concorrência em serviços em nuvem (Cloud), um mercado dominado pelas “hiperscalers” Amazon, Microsoft e Google, que juntas representam cerca de 81% da receita.

Nesta quinta-feira (22), a agência reguladora de comunicações Ofcom afirmou que examinará também outros mercados digitais no próximo ano, incluindo serviços de mensagens como WhatsApp, FaceTime e Zoom, além de TVs conectadas e alto-falantes inteligentes.

Além disso, se o resultado apontar que o mercado de nuvem não estaria funcionando bem, poderia recomendar mudanças nas políticas, tomar medidas de fiscalização ou pedir ao regulador da concorrência que investigasse.

Segundo especialistas, o relatório final está planejado para ser divulgado dentro de 12 meses.

Reino Unido investigará Amazon, Microsoft e Google
Imagem: Tada Images/Shutterstock

Google sofre processos bilionários com pedidos de indenizações por práticas de adtech no Reino Unido

Alphabet, do Google, sofrerá pedidos de indenização de até 25 bilhões de euros por suas práticas de publicidade digital em dois processos a serem apresentados nos tribunais britânico e holandês nas próximas semanas, por meio de um escritório de advogados em nome dos editores.

A adtech é uma parte bem significativa na comercialização de uma campanha publicitária. Quem está divulgando utiliza esse sistema para comprar, gerenciar e medir a publicidade digital. Com a adtech, é possível expor as ferramentas e software que os anunciantes usam para alcançar públicos-alvo, veicular e medir campanhas publicitárias digitais.

A adtech do Google foi recentemente examinada pelos órgãos reguladores antitruste assim que apareceram as queixas dos editores. 

Leia mais em Olhar Digital

Via: Reuters

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!