Na Vila brotam talentos e não é surpresa quando despontam novas promessas no profissional. A novidade desta segunda-feira de Brasileirão, no entanto, é de onde vem o mais novo prodígio do Santos. Miguel Ángel Terceros Acuña, conhecido carinhosamente na base como Miguelito, nasceu em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e se tornou o mais jovem estrangeiro a estrear na história da elite brasileira.
Miguelito, com 18 anos e cinco meses, entrou nos minutos finais da goleada de 4 a 1 do Santos sobre o Juventude. Mostrou qualidade em sua primeira participação, embora ainda não tenha colaborado diretamente com gols. Para muitos, apenas mais um jovem talentoso da Vila, em um jogo que teve gol de Marcos Leonardo e assistências de Ângelo e Ed Carlos, todos crias do Peixe (embora o último na realidade tenha passado mais tempo na base no São Paulo).
O recorde anterior era de Manuel Lanzini, hoje com 29 anos e atuando na Premier League pelo West Ham. O argentino foi uma aposta do Fluminense entre 2011 e 2012 depois de ter despontado como profissional no River Plate. Prodígio na Argentina, Lanzini estreou pelo Tricolor no Brasileiro um mês mais velho do que Miguelito fez pelo Santos (confira a lista aqui).
Projeto Bolívia
Para quem acompanha oGol, o sucesso de Miguelito não é exatamente uma surpresa. O jovem boliviano já foi assunto no nosso programa De Olho Nas Crias. O atleta faz parte de um plano maior do Santos, o “Projeto Bolívia”, que abriu portas para talentos do país poderem ganhar experiência por aqui.
Hoje, além de Miguelito, o Santos conta com Zabala e Enzo entre os bolivianos com expectativas de futuro como profissional. O zagueiro Zabala está integrado com o time principal e aguarda sua estreia, porém já deu o salto para a seleção boliviana. O atacante Enzo ainda está estágios atrás no processo. Mas é Miguel o nome de quem mais se espera.
Promissor meia, Miguel não é apenas uma aposta curiosa no futebol boliviano. O jovem de 18 anos é um dos principais nomes da tradicional base santista, o que por consequência o coloca entre as grandes promessas do futebol brasileiro. Quer saber mais sobre como joga o prodígio? Confira o que falamos sobre ele em programa gravado em agosto.
Fonte: Ogol
Comentários