Imagina você receber uma mensagem de alguém dizendo ser um astronauta russo preso no espaço e precisando de dinheiro para voltar à Terra? Foi isso que aconteceu com uma idosa de 65 anos, que perdeu 4,4 milhões de ienes (cerca de R$ 160 mil) em um golpe.
A mulher procurou a polícia após desconfiar que se tratava de uma fraude, mas antes disso já havia perdido bastante dinheiro na brincadeira. Segundo o jornal local, “Yomiuri Shimbun”, a vítima e o “astronauta” se conheceram pelo Instagram. O golpista postava diversas fotos do espaço na rede social e disse para a mulher que trabalhava na Estação Espacial Internacional (ISS), com acesso limitado ao celular.
Idosa levou golpe de suposto “astronauta”
Nas mensagens trocadas com a vítima em um aplicativo japonês, o golpista disse que iria morar no Japão e chegou a pedir a idosa em casamento. No entanto, o “casamento” só seria possível se o homem conseguisse voltar à Terra e para isso ele precisaria de dinheiro. Foi aí que a mulher começou a fazer transferências.
“Acreditei nos nomes de instituições reais, como NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) e JAXA (Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial)”, contou a vítima em depoimento à polícia.
Entre 19 de agosto e 5 de setembro, a idosa desembolsou cerca de 4,4 milhões de ienes em cinco parcelas. Depois dos pedidos de dinheiro do “astronauta” terem continuado, a mulher decidiu procurar as autoridades. A Delegacia de Polícia Higashiomi, da província de Shiga, atualmente investiga o caso.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários