Recentemente noticiamos a chegada do OG App, uma plataforma que promete que os usuários do Instagram poderão visualizar seus feeds sem anúncios ou publicações sugeridas. No entanto, seguindo os passos da App Store, a Play Store também baniu o “novo Instagram”.
No Twitter, a conta oficial do OG App relatou que em poucos dias de funcionamento já tinha conquistado cerca de 25 mil downloads, mas que sem estar disponível nas lojas de aplicativo do iOS e Android, não poderá continuar atendendo os usuários.
Na época do lançamento do OG App, a Meta, dona do Instagram, afirmou que tomou “ações de execução” contra a nova plataforma. Segundo um comunicado emitido por um porta-voz da Meta, o OG viola as políticas da empresa e eles tomaram todas medidas de fiscalização apropriadas.
“Um site clone é um site de terceiros que duplica, no todo ou em parte, o conteúdo de um site existente”, explica a gigante da tecnologia. Vale lembrar que o Instagram não possui uma API (Interface de Programação de Aplicação, na tradução da sigla) pública para que desenvolvedores criem suas próprias versões da rede social.
E os próprios desenvolvedores do OG App relataram que fizeram uma “engenharia reversa” da API, o que parece ferir as políticas do Instagram. A Meta também refletiu sobre a segurança de seus usuários que acessem este novo app.
“Os usuários merecem o direito de controlar o que consomem, e a OG continuará defendendo e lutando por esse direito”, afirmou um dos fundadores do OG App, Hardik Patil, na época da remoção da App Store.
Fonte: Olhar Digital
Comentários