Sexta-feira, Novembro 15, 2024
spot_img
InícioESPORTESUnion Berlin é sensação que desafia o previsível na Bundesliga

Union Berlin é sensação que desafia o previsível na Bundesliga

spot_img

Contra todas as expectativas, a Bundesliga é o grande campeonato da Europa mais surpreendente neste início de temporada. O Bayern, habitual bicho papão da disputa, não convence a nível nacional, apesar do bom desempenho na Liga dos Campeões. Enquanto isso, quem dá as cartas na Alemanha é o Union Berlin, líder isolado e inesperado.

Apesar de tradicional, o clube da capital alemã sempre militou nas divisões inferiores do país. Apenas há quatro temporadas, em 2019/20, o Union alcançou a elite nacional pela primeira vez e, desde então, não saiu mais de lá. Neste momento, o clube lidera a Bundesliga com 20 pontos, dois de vantagem para o Freiburg, segundo lugar, e quatro em relação a Bayern e Borussia Dortmund, terceiro e quarto, respectivamente.

O projeto de longo prazo do Union não é nenhuma novidade para os mais aficionados em futebol alemão. O clube é treinado desde 2018/19, quando conseguiu o acesso para a Bundesliga, pelo técnico suíço Urs Fischer, de 56 anos. Sob o comando de Fischer, o Union tem subido degrau por degrau na primeira divisão, em uma evolução quase silenciosa.

Na primeira temporada, 2019/20, o objetivo principal era a manutenção na elite, que acabou por ser conquistada com um 11º lugar. No ano seguinte, o clube terminou em sétimo, e na temporada passada conseguiu um já surpreendente quinto lugar, à frente de emblemas mais tradicionais como Wolfsburg e Borussia M´gladbach, conseguindo a classificação para a Liga Europa.

Hoje, em duas frentes, o Union Berlin tem mostrado desempenho oposto ao Bayern, principal rival caso queira galgar algo grandioso como o título da Bundesliga. Enquanto os bávaros sobram na Liga dos Campeões, com 100% de aproveitamento num difícil grupo junto de Barcelona e Internazionale, o Union Berlin vem decepcionando na Liga Europa. O time de Fischer tem três pontos em três jogos, e luta neste momento por uma vaga no play-off da competição ou por um “rebaixamento” para a Conference League, numa disputa bem mais modesta junto de Saint Gilloise (Bélgica), Braga (Portugal) e Malmö (Suécia).

Sheraldo Becker
2022/2023

13 Jogos  1002 Minutos

7    1    0    0 2x

ver mais »

De qualquer forma, mesmo que o Union Berlin tivesse um grande desempenho na Liga Europa, o efeito não seria o mesmo que surpreende hoje a Alemanha. A liderança na Bundesliga, com apenas uma derrota em nove jogos, está fora de qualquer roteiro. Reforçado para 2022/23, em grande maioria, com jogadores de pouco renome, o Union mal chega a ter um grande destaque individual – o maior talvez seja Sheraldo Becker, atacante que em 13 jogos já fez mais gols do que havia entregado em cada uma das últimas quatro temporadas.

Becker, de 27 anos, é natural do Suriname e luta pela artilharia da Bundesliga. Com seis gols, o atacante ocupa o terceiro lugar na lista, e isso sem ser um habitual goleador. Desde que chegou para o Union, o melhor desempenho do jogador em uma temporada havia sido na passada, quando fez seis gols e distribuiu oito assistências.

Entre a dezena de reforços que o clube recebeu em relação a última temporada, apenas três jogadores vêm de destacando a nível de utilização neste momento. Diogo Leite, ex-Porto, assumiu a titularidade na zaga; Janik Haberer, ex-Freiburg, um lugar no meio de campo; e Jordan Siebatcheu chegou para ser o homem-gol, mas por enquanto é ofuscado pelo atípico início goleador de Becker.

Anormal?

Dentro da sequência de títulos do Bayern na Bundesliga, que vai de 2012/13 até o presente, esta é a pior arrancada de campeonato dos bávaros. O time de Julian Nagelsmann ocupa neste momento a terceira colocação, com 16 pontos nas nove primeiras rodadas.

Antes deste início de campeonato, o pior havia sido há três temporadas, em 2019/20, quando passadas nove rodadas o Bayern era vice-líder. À época, a pontuação era de 18 pontos, dois a mais do que o time soma hoje.

Apesar de ruim para os padrões do Bayern, o início de campeonato com quatro vitórias, quatro empates e uma derrota não é tanto de se assustar. O momento é atípico, mas os bávaros estão acostumados a reverterem a situação. Em 2018/19, por exemplo, a liderança só chegou de vez para o clube a seis rodadas do fim da disputa, em uma briga acirrada com o Borussia Dortmund. Já em 2019/20, aquele pior início anterior, o time assumiu a liderança na 20ª rodada e seguiu por lá nos 14 jogos restantes.

Ao Union Berlin, Freiburg e demais clubes que desafiam a previsibilidade da Bundesliga é preciso saber que quem ri por último, ri melhor. E o Bayern sabe bem desta sensação há 10 anos seguidos.

(2)

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img