Os carros ultra compactos, apesar de pouco populares no Brasil, estão ganhando terreno nas grandes cidades europeias. O modelo mais popular do segmento é o Renault Twizy, que serviu de inspiração para a criação de três novos veículos por meio da Mobilize, uma subsidiária da montadora francesa

Mais conhecida por oferecer serviços de carona, a empresa mostrou três versões de veículos, são eles: o Duo, o Bento e o Solo. Segundo a Mobilize, o visual dos carros foi inspirado nos jogos de corrida dos anos 1980 e 1990 e a maioria dos materiais usados são recicláveis.

Mobilize Duo. Imagem: Mobilize/Divulgação

O Duo acomoda duas pessoas e mede 2,43 m de comprimento, 1,30 m de largura e 1,46 de altura, enquanto o Bento oferece um compartimente de carga de 700 litros na parte traseira.

Mobilize Bento. Imagem: Mobilize/Divulgação

A ideia é que os modelos possam ser dirigidos mesmo por quem ainda não possui habilitação contratando o serviço de aluguel ou de assinatura. Para isso, há uma versão exclusiva do Duo e do Bento para menores de idade com velocidade máxima limitada em 45 km/h (a convencional chega até 80 km/h). 

As informações sobre bateria ainda não foram divulgadas pela Mobilize, o que se sabe é que o alcance estimado é de 140 km e o carregamento em tomadas residenciais recupera 90 km de autonomia em cerca de três horas.

No interior, ambos são iguais. Uma pequena tela funciona como quadro de instrumentos, há um suporte para celular, uma entrada USB e um único alto-falante. Um airbag fica instalado no volante. Uma função interessante é a partida remota, que pode ser feita pelo smartphone do condutor.

Imagem: Mobilize/Divulgação

Mobilize Solo é o modelo para um ocupante

Na mesma linha dos anteriores, entretanto com apenas um lugar, temos o Solo. Um veículo que, como o nome indica, comporta para apenas um ocupante.

Com 1,37 m de comprimento, 90 cm de largura e 1,75 m de altura, o veículo é basicamente uma cabine sobre rodas:

Imagem: Mobilize/Divulgação

Não há sequer um volante. O motorista controla o carro de três rodas por uma espécie de joystick. Também não existe cinto de segurança, apenas um airbag e um botão de emergência que freia o veículo. Segundo a Mobilize, como a cabina é fechada, o Solo ainda é mais seguro que qualquer motocicleta, mesmo sem o uso obrigatório de capacete.

Com velocidade máxima de 25 km/h, o modelo também pode ser guiado por motoristas sem habilitação. Entre as vantagens frente aos anteriores estão o carregamento sem fio por indução e as baterias removíveis. O alcance do veículo ainda não foi divulgado.

Os dois primeiros apresentados pela subsidiária da Renault não vão demorar muito para chegar ao mercado. O plano é que Duo seja lançado oficialmente no fim de 2023, já o Bento ficou para 2024 e o Solo ainda não tem data de lançamento. Todos serão apresentados ao público no Paris Motor Show, que começa na próxima segunda-feira, 17 de outubro.

Imagem principal: Mobilize/Divulgação

Veja também:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!