O carro mais vendido do Brasil, a picape Fiat Strada, ficou bem abaixo da média nos testes do Latin NCAP e recebeu críticas relevantes da entidade que avalia o grau de segurança dos veículos em caso de colisão. Uma nova rodada de resultados foi divulgada nesta quinta-feira (20) e o veículo da montadora italiana terminou com somente uma estrela de cinco.

O resultado ruim foi atribuído pela estrutura do veículo, considerada instável. O baixo desempenho dos airbags laterais, item que vem por padrão na Strada com cabine dupla, também não passou despercebido, bem como a falta de recursos de assistência ao motorista.

“A Fiat  mais uma vez decepciona com um pobre resultado após o mau desempenho do Argo/Cronos no ano passado. Enquanto a General Motors e a Volkswagen já avançaram em direção a veículos mais seguros”, disse Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.

Cabine simples x cabine dupla

A Strada com cabine simples, equipada com dois airbags frontais e controle eletrônico de estabilidade terminos com 47,47% de proteção para ocupantes adultos; apenas 22,08% para crianças; 40,23% em proteção de pedestres e 41,86% quando o assunto é assistência ao condutor. 

A picape com cabine dupla se saiu melhor na proteção de crianças, alcançando 41,39% de proteção para adultos; 52,96% para crianças (mais que o dobro da versão com cabine simples); os mesmos 40,23% em proteção de pedestres e 48,84% em assistência.

O teste de impacto frontal foi o responsável pelo destaque da “estrutura instável”. Imagem: Latin NCAP/Divulgação

Nas batidas laterais, os airbags de porta, presentes na Strada de cabine dupla, tiveram erros de acionamento, comprometendo a proteção dos ocupantes e aumentando a chance de ferimentos graves em caso de acidente.

Imagem: Latin NCAP/Divulgação

A proteção contra o efeito chicote (ou chicote cervical), por sua vez, foi boa no assento da versão de cabine dupla e ruim na picape com cabine simples. A diferença também surpreendeu, já que a entidade espera que os bancos, independente das versões do mesmo carro, tenham um desempenho ao menos similar de segurança.

No fim, a falta de frenagem de emergência autônoma, detecção de ponto cego e de limitação de velocidade também contribuíram para a pontuação baixa em assistência.

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Resposta da Stellantis

“A Stellantis afirma seu compromisso com a Segurança Veicular, desenvolvendo veículos seguros e alinhados com o segmento, além do investimento constante em tecnologias de Segurança Ativa e Passiva. Reafirma ainda que seus automóveis atendem todas as regulamentações vigentes”, disse o grupo automotivo em comunicado.

Imagem principal: Latin NCAP/Divulgação