O usuário @WFBrother publicou uma captura de tela em seu perfil no Twitter mostrando uma suposta ferramenta que o Instagram está testando para o aplicativo. Aparentemente, o recurso permitirá o agendamento de posts e conteúdos do Reels.

Atualmente, a função de agendar postagens no Instagram é possível devido a ferramentas externas ao aplicativo. Porém, nos testes, uma suposta atualização permitiria a qualquer usuário utilizar o recurso diretamente do programa – no momento, apenas gerentes e criadores de conteúdo nas mídias sociais podem agendar posts pelo Instagram.

Na captura de tela compartilhada por @WFBrother, é mostrado como funcionaria na prática essa ferramenta. No Instagram, o usuário acessaria as configurações avançadas após criar nova postagem ou reels e, por lá, a opção “Agendar esta postagem” seria ativada, selecionando a hora e data desejada.

Outra observação feita por @WFBrother é que os usuários poderão ver os conteúdos agendados por meio de outra aba nas configurações do Instagram. Com isso, também será possível rever as postagens e reagendá-las, caso seja necessário.

Em agosto desse ano, um funcionário da Meta, detentora do Instagram, afirmou ao site TechCrunch que a ferramenta é “um protótipo inicial de uma experiência que não estamos testando publicamente”. Nesta semana, o porta-voz da empresa confirmou a realização de testes com uma porcentagem da comunidade de usuários, sem fornecer maiores detalhes sobre a experiência.

Até 2018, as empresas tinham a capacidade de agendar posts pelo Instagram por meio de softwares de terceiros. Em 2020, o recurso foi expandido para o Facebook Creator Studio, através de uma atualização da Meta. Agora, os usuários que não possuem acesso aoprograma do Facebook ou aos softwares específicos poderão se beneficiar da nova ferramenta de agendamento.

Informações via TechCrunch