Pós pandemia, muito se fala em como os negócios podem mudar a forma de atuação das empresas e como elas podem aderir às práticas mais adequadas ao novo perfil do consumidor. O varejo percebeu que a jornada de compra mudou e agora é híbrida, com cliente tendo mais possibilidades de adquirir um produto, podendo iniciar a sua jornada no ambiente digital e concluí-la na loja física, por exemplo.
Claro que, com as mudanças, é preciso realizar adaptações e, neste momento, a transformação digital vem para ajudar no atendimento ao novo consumidor. Segundo o estudo “Transformação Digital no Varejo Brasileiro” da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), em parceria com OasisLab Innovation Space, 87% das empresas afirmam ter ações de transformação digital em seus negócios. Ou seja, em um mercado que está em constante mudança, é importante que os varejistas compreendam e se adaptem ao novo formato.
Sabemos que isso é algo desafiador, principalmente para o pequeno varejo, que não tem a estrutura de grandes varejistas para se adaptar rapidamente. Inclusive, para eles, é ainda mais difícil por não terem presença no digital e não utilizarem ferramentas tecnológicas que possam auxiliar na administração do seu negócio.
Ainda segundo o estudo, aqueles que aderirem à transformação digital conquistam muitos benefícios, como constatado na pesquisa: aumento das vendas (87%), aumento do engajamento dos clientes (76%) e a expansão do tráfego web/mobile (50%). Importante dizer que, com o novo perfil de cliente, é preciso entender que a transformação digital faz parte do momento atual, e para se conquistar bons resultados é preciso aderi-la.
Automatização de processos, uso de chatbots para respostas, mensagens personalizadas e controle automatizado de reabastecimento de estoque, tudo isso fornece para o shopper uma melhor experiência, que contribui para que ele chegue no final da jornada com seu objetivo concluído, que é a compra. Por isso, os varejistas não podem passar despercebidos por essas novas tendências.
Uma forma clara de como a transformação digital auxilia o varejo e como essas mudanças vêm acontecendo neste mercado, são as novas formas de pagamento. As novas soluções tecnológicas que surgiram possibilitam que as transferências sejam realizadas com mais comodidade facilitando a vida, tanto do cliente quanto do varejista.
Portanto, os varejistas devem estar atentos às mudanças, a fim de se adequarem ao novo perfil de consumidor e às novas tendências. Dessa forma, é possível realizar alterações no negócio e conseguir aumentar as vendas e o engajamento dos clientes.
Cleiton Coradelli é CMO (Chief Marketing Officer) da Gofind
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Fonte: Olhar Digital
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