Fazer com que os carros “enxerguem” pontos de perigo na estrada não é tão fácil quanto parece. Apesar de mais inteligentes, os sistemas de segurança ainda não conseguem lidar com certas situações e acabam gerando acidentes — vide a polêmica envolvendo o Autopilot, o sistema de direção autônoma da Tesla que está sob investigação nos EUA.
Para alcançar esse patamar, é preciso ir além quando o assunto é a proteção dos ocupantes e pedestres. O plano da Mercedes-Benz já foi traçado: zerar acidentes fatais até 2050.
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Segundo Paul Dick, chefe de segurança veicular da montadora alemã, a meta é criar um sistema de condução à prova de acidentes: “Uma condução altamente automatizada será decisiva para o seu sucesso”, disse o executivo.
A aposta da montadora para alcançar o feito passa ainda por uma nova plataforma de gerenciamento e segurança automotiva, o “MB.OS”. A ideia é que uma unidade de controle mais avançada consiga responder de imediato aos dados fornecidos pelos sensores instalados no carro, o que ainda não acontece atualmente, pelo menos não com tanta rapidez, ressalta a Mercedes.
Outro aliado desse equipamento será o “Road Safety Dashboard” (ou RSD), uma ferramenta capaz de avaliar em tempo real as estatísticas de incidentes rodoviários e evitar o tráfego em áreas de risco. A novidade já está em testes em Londres.
Funciona assim: um algoritmo complexo analisa alertas rastreados por GPS e classifica automaticamente possíveis pontos de alto risco de colisão.
“O ‘Mercedes-Benz Road Safety Dashboard’ mostra possíveis pontos de perigo para colisões em um mapa rodoviário fácil de usar e com muitas informações sobre usuários vulneráveis e desprotegidos na estrada (pedestres e ciclistas)”, diz o comunicado da empresa sobre o recurso.
Um projeto semelhante para encontrar trechos perigosos em rodovias está em andamento na Holanda. Por lá, a ferramenta de segurança também alerta o motorista sobre manchas de gelo na pista, por exemplo.
Objetivo da Mercedes para 2030
Outro passo em direção a esse objetivo ambicioso é reduzir pela metade o número de mortes e ferimentos graves em batidas envolvendo os carros da marca até 2030 (considerando os números de 2020 como base).
A iniciativa, que ganhou o nome de “Vision Zero” (ou visão zero em português), envolve ainda a colaboração com diferentes instituições de trânsito para melhoras essas estatísticas nas estradas, conclui a Mercedes.
Imagem principal: Mercedes-Benz/Divulgação
Fonte: Olhar Digital
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