O plano da GM de vender apenas carros elétricos a partir de 2035 segue ‘a todo vapor’. Nesta quinta-feira (20), a montadora americana apresentou a sua última novidade para o segmento: a picape Sierra EV.
Com visual robusto, o modelo foi desenvolvido com a mesma tecnologia de bateria Ultium (presente também no Hummer EV e na Silverado elétrica). A General Motors estima que a Sierra EV oferece um alcance de 640 km por carga (ou 400 milhas) — quase 130 km acima da Blazer EV, anunciada em julho pela empresa.
A picape vem equipada com dois motores elétricos. Juntos, a dupla gera 754 cavalos e 1064 Nm de torque. Segundo a fabricante, é o suficiente para a picape acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos.
O interior com assentos acolchoados possui duas telas principais: uma para o quadro de instrumentos e a central multimídia. Um display head-up projeta uma imagem virtual no vidro com informações essenciais ao motorista.
Veja também:
160 km de autonomia em dez minutos
O sistema de carregamento de 350 quilowatts do veículo recupera 160 km de alcance em dez minutos, destaca a GM. Para isso, o proprietário deve usar um sistema de carregamento rápido público de 800 volts DC.
Segundo o Engadget, a direção nas quatro rodas deve ser oferecida como opcional. Esse recurso permite que todas as rodas virem na mesma direção em um ângulo de até 10 graus, ajudando nas curvas e na hora de manobrar o carro. Já o SuperCruise, o sistema de direção autônoma da GM, está incluso no pacote.
Como outros veículos da GM com tecnologia Ultium, a Sierra EV oferece ainda o carregamento bidirecional, ou seja, o veículo pode alimentar outros eletrônicos e “eletrodomésticos por até 21 dias”, diz o site da GM.
A picape elétrica será vendida em três versões. A apresentada aqui é a Denali Edition 1, uma alusão a montanha mais alta da América do Norte. A Elevation chega no início de 2025 com rodas de 18” e a AT4, voltada para off-road, será anunciada em 2024 com 5 cm a mais de distância em relação ao solo.
A Sierra EV Denali chega ao mercado no início de 2024 por US$ 107 mil, quase R$ 557 mil em conversão direta.
Imagem principal: GM/Divulgação
Fonte: Olhar Digital
Comentários