*Ramon Martins, diretor de produtos de Food Service da TOTVS

A contagem regressiva já está correndo, o álbum já está quase completo e os convites entre familiares e amigos para assistir aos jogos da Copa do Mundo já estão sendo feitos. Todo mundo sabe que ano de Copa tem uma energia diferente, seja para quem se programou para acompanhar o evento lá no Catar ou para aqueles que vão torcer aqui no Brasil. Para quem fica, são inúmeras oportunidades para aproveitar o torneio e o momento é ideal para o setor de Food Service colocar as estratégias em jogo para atrair os clientes.

Apesar de parecerem informações óbvias, é importante ressaltar que em períodos de eventos e celebrações, como a Copa do Mundo, as rotinas podem ser alteradas. Da primeira à terceira rodada do mundial, a seleção brasileira entra em campo durante a semana e em horários comerciais, dois jogos às 16h e um às 13h. Para os estabelecimentos que não trabalham com delivery, vale investir em estratégias de promoção e descontos, na criação de cardápios ou pratos especiais, assim como oferecer descontos e brindes para grupos de pessoas. Esses tipos de ações requerem muita divulgação para funcionar. Portanto, é crucial investir e utilizar canais digitais e ferramentas para gestão de clientes, marketing digital e vendas para mapear o público e ativar as campanhas para os targets certos.

Outro ponto que merece atenção é a estrutura dos bares e restaurantes. Por ser um período atípico e que pode atrair um alto volume de pessoas, é necessário preparar e aprimorar a infraestrutura e contar com colaboradores capacitados para garantir o bom atendimento. Pensando nisso, investir em soluções de frente de loja, assim como sistemas de backoffice para conciliação de vendas, preparo e entrega dos pedidos é importantíssimo.

Em paralelo, vale também pensar em um treinamento específico para preparar as equipes que receberão um público maior e que vai se comportar de maneira diferente do que o normal – as emoções certamente estarão afloradas. Isso faz com que o estabelecimento funcione de forma ordenada, alcançando mais produtividade e satisfação dos clientes. Neste sentido, soluções de autoatendimento ou self-checkout também conferem agilidade ao atendimento e comodidade para os clientes, que fazem o pedido e o pagamento de forma simples e rápida.

Delivery

Um levantamento realizado pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB), apontou uma alta de 31,1% nas vendas nominais em junho, em relação ao mesmo período do ano anterior. Neste cenário, o delivery representou 19,8% do total. No acumulado do ano, o setor de Food Service registrou um crescimento de 42,4%. Todos esses dados reforçam a confiança do consumidor em retomar as atividades fora do lar, voltando a frequentar bares e restaurantes, mas também o quanto a conveniência do delivery segue em alta.

Para aqueles estabelecimentos que trabalham com delivery, seja essa operação casada com o serviço no local ou não, vale adotar as mesmas estratégias de promoção e marketing neste período de Copa do Mundo, pensando em atingir e atrair o público que fará as reuniões para assistir aos jogos em casa. Para isso, é interessante elaborar diferentes combos e promoções diárias, aproveitando o evento para incluir no cardápio pratos temáticos e que combinam com a Copa do Mundo. A criatividade neste momento é essencial.

Para os estabelecimentos que têm entrega própria, tecnologias para otimizar o planejamento de rotas são extremamente úteis para entender o tempo de produção e de entrega, agilizando a última etapa do processo e garantindo a satisfação do cliente. Já para os que trabalham com aplicativos de terceiros e entregadores parceiros, atenção redobrada com a qualidade das embalagens, para minimizar eventuais problemas entre a saída do pedido e a chegada ao consumidor, e ao atendimento prestado durante a compra, use dos chats para enviar informações sobre o pedido e manter o cliente informado.

A busca do hexa do Brasil e a Copa do Mundo, de maneira geral, possibilitam inúmeras ações para os negócios, basta entender quem é o seu público ou quem é o público que você deseja atrair. Deixo de alerta que não é o momento para testar novidades operacionais, portanto trabalhe com o que conhece e que já está funcionando para o seu comércio. A tecnologia e as plataformas digitais são excelentes ferramentas para apoiar a operação e fazer com que todos saiam ganhando, estabelecimentos e clientes.

Imagem: ph.FAB (Shutterstock)