Apesar dos avanços na tecnologia, o ditado popular “não se mexe em time que está ganhando” se aplica a uma nova abordagem adotada pela Volkswagen. Na Europa, a montadora alemã vinha recebendo críticas por exagerar na quantidade de botões sensíveis ao toque no volante em modelos mais recentes.

Ao que parece, a empresa ouviu o feedback dos clientes e vai corrigir o problema a partir de 2023. A solução? Recorrer aos botões físicos “old-school”, ou seja, aqueles que precisam ser pressionados para funcionar.

Volante da Volkswagen.
Imagem: BoJack/Shutterstock

A notícia foi confirmada através do LinkedIn por Thomas Schäfer, CEO da VW. O executivo anunciou que a empresa vai se livrar das teclas sensíveis ao toque: “Estamos trazendo de volta o volante com botões! É isso que os clientes da VW querem”, disse o executivo.

Veja também:

O novo Golf modelo 2023 deve ser o primeiro a contar com os comandos à moda antiga. Segundo o Motor 1, um protótipo do carro já foi visto rodando com controles tradicionais no volante. 

É esperado que as mudanças também sejam aproveitadas em outros carros e marcas que pertencem ao Grupo Volkswagen, como a SEAT e a Skoda. No comunicado oficial, o CEO da VW também reafirmou o compromisso da empresa com a eletrificação dos seus veículos:

“Nossa indústria está no meio de uma grande transformação, é crucial ouvir atentamente nossos clientes, aprender e dar respostas. Hoje, trata-se de subir para o próximo nível de eletrificação. Nossa ambição é se tornar a marca mais desejável em mobilidade sustentável. Por isso, estamos intensificando a eletrificação da marca. Até 2026, teremos dez novos modelos elétricos lançados em todo o mundo”.

Imagem principal: Volkswagen/Divulgação