Clube que sofreu a maior transformação de elenco para a disputa da temporada na Bundesliga, o Schalke 04 convive com algo que parece se tornar hábito em Gelsenkirchen: as sequências de derrotas. Último colocado na elite alemã, o Schalke já tem alerta vermelho ligado para a luta contra o rebaixamento, com apenas um terço da Bundesliga disputado.
O Schalke 04 retornou para a primeira divisão da Alemanha nesta temporada, depois de ser campeão da segunda divisão em 2021/22. Apesar do título, os Azuis Reais não tiveram vida lá tão fácil na segunda divisão, só assumindo a primeira posição cinco rodadas antes do fim do campeonato.
O acesso e o título apertado num nível inferior foram o suficiente para a diretoria propor uma reformulação quase completa do elenco. No último mercado de transferências, 13 jogadores foram contratados, enquanto mais de um time completo conheceu a porta de saída. A principal mudança, porém, talvez tenha sido no banco de reservas, em que Mike Büskens, responsável pelo acesso, deixou o cargo por opção própria e acabou substituído por Frank Kramer, que participou da maior parte da campanha que rebaixou o Arminia Bielefeld.
A questionável opção para o novo comandante não deu certo. A passagem de Kramer foi relâmpago, durou somente 11 jogos, com duas vitórias no período, e o treinador foi demitido na última semana. A saída, por hora, também não resultou em efeito imediato, já que o clube voltou a perder no final de semana, amargando agora uma sequência de seis derrotas, cinco delas na Bundesliga.
Pior do que no ano da vergonha
Em 2020/21, o Schalke foi rebaixado com uma das piores campanhas da história do futebol alemão. O clube do Vale do Ruhr caiu em último lugar, com pouco mais de 15% de aproveitamento, numa campanha que só foi conhecer a primeira vitória depois de 14 jogos.
Naquela temporada tenebrosa, a pior do Schalke desde sua fundação, o clube foi o pior da Bundesliga em todos aspectos, desde a defesa com incríveis 86 gols sofridos (média de 2,5 gol/jogo) ou no ataque, com 25 gols marcados (média de 0,7 gol/jogo). Ainda assim, dois anos depois, o desempenho em 2022/23 já consegue ser pior em um aspecto.
Derrotado nos últimos cinco jogos, com direito a goleada para o Bayer Leverkusen no meio do caminho, o Schalke já tem uma sequência negativa pior dos que as de 2020/21. É verdade que, há dois anos, o clube passou duas enormes séries sem vencer, uma de 14 e outra de 12 jogos, porém mesmo naquelas sequências não chegaram a ter tantas derrotas consecutivas, muitas vezes interrompidas por empates.
Quem olha para a tabela do Campeonato Alemão pode até pensar em certo exagero sobre o alerta vermelho ligado, afinal, apesar de lanterna, o Schalke está apenas três pontos para sair da zona de rebaixamento. Mas não é só. Os Azuis Reais também têm o pior ataque e a segunda pior defesa, além de um roteiro que faz lembrar bastante o filme de outrora. Só quem já viveu num pesadelo como este por tanto tempo sabe que cada segundo, dia ou jogo conta para acordar logo e colocar fim ao martírio.
Fonte: Ogol
Comentários