Muitas pessoas se perguntam como o TikTok, que tem adolescentes como público-alvo, passou a ameaçar as redes sociais da Meta em tão pouco tempo. A rede social chinesa deve seu sucesso a uma série de decisões inteligentes, como trazer ferramentas de criação de vídeo fáceis de usar, as quais mesclaram a linha tênue entre o criador de conteúdo e o público consumidor.

As atitudes tomadas pelo TikTok foram mais bem sucedidas do que as do YouTube, como, por exemplo, o projeto de implementar uma vasta biblioteca de músicas licenciadas que permitia que adolescentes fizessem trilhas sonoras para seus vídeos sem medo de ter problemas com direitos autorais. Tal recurso jamais conseguiu resultado semelhante ao do app chinês.

A ferramenta mais poderosa para atrair usuários e mantê-los entretidos no TikTok é a famosa “For You Page”. Essa página é a tela padrão a qual os novos usuários têm plena visualização ao abrir o aplicativo. Mesmo sem seguir uma só conta, o usuário tem sua “For You Page” preenchida imediatamente com intermináveis vídeos, priorizando sempre os mais populares da rede social.

O formato de oferecer conteúdos diversos fez com que a empresa tenha uma grande vantagem em relação à concorrência. Outras plataformas, como o Facebook e o Twitter, deixam o feed dos novos usuários um lugar solitário, uma vez que ainda não tenham amigos adicionados ou não estejam seguindo ninguém.

O TikTok é super aberto em dizer como o algoritmo da rede social funciona. “As recomendações são baseadas em vários fatores, incluindo coisas como as interações dos usuários, como os vídeos que gostam ou compartilham, contas que seguem, comentários que publicam e conteúdo que criam; informações de vídeo, que podem incluir detalhes como legendas, sons e hashtags; [e] configurações de dispositivo e conta, como sua preferência de idioma, configuração de país e tipo de dispositivo”, disse um porta-voz em 2020.

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tiktok Crédito: Getty Images

“Todo vídeo postado no TikTok é veiculado para pelo menos uma pessoa na página ‘For You’. Descobrimos, com base em como as visualizações se acumulam, que o TikTok exibe cada vídeo individual para lotes de pessoas. O número de usuários nesses lotes aumenta a cada rodada bem-sucedida, em que a maioria dos usuários em um lote teve um alto número de interações positivas com o vídeo”, completou Sascha Morgan-Evans, chefe do estúdio TikTok na agência criativa OK COOL.

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