O carro voador ainda não decolou, mas é um dos segmentos mais movimentados da indústria automotiva. A ideia no papel é simples: criar veículos elétricos seguros e capazes de flutuar, destravando o trânsito especialmente nos grandes centros urbanos.
Um dos modelos que está em teste na China é o Xiaopeng Huitian X3, um carro elétrico aparentemente convencional, entretanto, com uma espécie de drone gigante acoplado no teto.
Para decolar, o sistema é equipado com motores elétricos duplos e basicamente transforma o carro de cerca de 2 toneladas em aeronave. Seu primeiro voo pairado e não tripulado, fez pequenos deslocamentos em altitude baixa e foi concluído com sucesso.
“Muitas pessoas não acreditam que carros voadores podem ser feitos. Para convencê-los, só há uma maneira de fazê-lo: vê-lo com seus próprios olhos”, diz o comunicado da Xpeng Motors, a fabricante chinesa de carros elétricos por trás do projeto.
Veja também:
Segundo a fabricante, os testes estão apenas começando. O plano é passar por outros obstáculos como pouso e decolagem em condições climáticas adversas e com vento mais forte, por exemplo.
Por enquanto, a velocidade de cruzeiro e altitude de voo suportada ainda não foi revelada. A autonomia do Huitian X3 também permanece em segredo. Neste quesito, é esperado algo suficiente para deslocamentos curtos na cidade, já que as baterias dos carros voadores precisam de muita mais capacidade para conseguir alimentar os motores no ar.
Pela imagem de divulgação acima, parece que o conjunto de voo também pode ser recolhido, convertendo o veículo em um carro elétrico tradicional. A Xpeng espera avançar significativamente no projeto em dois anos para que o modelo consiga a aval das autoridades para rodar (e voar).
No vídeo, o Huitian X3 parece que não enfrentou problemas e se mostrou estável mesmo no voo ligeiramente inclinado para frente:
Imagem principal: Xpeng/Divulgação
Via: CarNewsChina
Fonte: Olhar Digital
Comentários