Hoje é o filme mais assistido da Netflix, o terror “Jaula” aparece em primeiro lugar no Top 10 da plataforma. Mas a história do filme, é inspirada na realidade?

“Jaula” foca em uma garota cujo caminho acaba cruzando com o de um casal, que encontra a menina no meio de uma estrada, e a levam para um hospital. Ali, eles descobrem que a criança está traumatizada, e não sabe quase nada sobre sua própria identidade.

O filme espanhol tem direção de Ignacio Tatay, e percorre um caminho cheio de tópicos aterrorizantes, com um realismo gigantesco do começo ao fim, principalmente pela boa atuação do elenco. Todo esse realismo pode levar a audiência a se perguntar se o filme é inspirado em uma história real.

“Jaula” é baseado em uma história real?

Apesar de “Jaula” aparentar ser inspirado em uma história real, o roteiro é original, assinado por Isabel Peña e Ignacio Tatay. No entanto, existe um caso muito conhecido na Europa com grandes semelhanças com os acontecimentos do filme.

Diversos temas e enredos do filme lembram o caso de Josef Fritzl, um homem acusado de manter a própria filha, Elisabeth Fritzl, cativa no porão de sua casa na cidade austríaca de Amstetten, por um período de 24 anos. De acordo com relatos do caso, Josef abusou e agrediu da própria filha entre 1984 e 2008.

Elisabeth teve sete filhos, com três deles permanecendo no porão junto à mãe, e os outros três sendo criados por Josef, que relatava que as crianças haviam sido abandonadas por sua família. Uma das crianças criadas por Josef morreu após o nascimento, possivelmente por negligência.

Apesar de algumas diferenças entre os casos serem grandes, sem entrar em muitos detalhes, existem muitas similaridades entre o filme espanhol “Jaula” e a história real de Josef Fritzl, conhecido na Áustria como “O Monstro de Amstetten”.

O filme “Jaula” está disponível na Netflix.