O jovem Cregan Stark, conhecido como o Lobo do Norte, terá um papel importante na Dança dos Dragões em “House of the Dragon“. Mas quem é o personagem antepassado dos Stark de “Game of Thrones“?
ATENÇÃO: O texto abaixo contém spoilers da 1ª temporada de “House of the Dragon” e do livro “Fogo e Sangue”, de George R.R. Martin.
Após um episódio final com cenas trágicas, a 1ª temporada de “House of the Dragon” chegou ao fim, deixando uma mensagem importante e clara para a audiência: a guerra conhecida como Dança dos Dragões começou.
Leia mais:
A 2ª temporada deve envolver mais e mais personagens de casas diferentes, com o conflito entre Pretos e Verdes, liderados pela Rainha Rhaenyra I Targaryen e pelo Rei Aegon II Targaryen, respectivamente, passará a envolver Westeros inteira. Isto trará de volta aos holofotes casas importantes conhecidas, e a Casa Stark deve ser uma das mais antecipadas pelos fãs, em particular o ainda desconhecido Cregan Stark.
No episódio final da 1ª temporada, intitulado “A Rainha Preta”, Rhaenyra envia seu filho Jacaerys em busca do apoio dos Arryn, no Ninho da Águia, e dos Stark, em Winterfell. A viagem do príncipe herdeiro ao Norte será em busca do apoio de Cregan Stark, na esperança de que o jovem se junte a Rhaenyra na luta contra seu meio-irmão, Aegon II, e os Hightower.
Quem é Cregan Stark?
Cregan Stark é um líder poderoso, que terá um papel importante nesta guerra dos tronos de “House of the Dragon”. Conhecido como Logo do Norte, Cregan é o Lorde de Winterfell e Guardião do Norte durante o período da Dança dos Dragões.
Após a morte de seu pai, Lorde Rickon – que apareceu brevemente na série jurando lealdade a Rhaenyra como herdeira de Viserys I -, Cregan assume o Norte ainda bastante jovem, tanto que Rhaenyra destaca a idade próxima que Jacaerys terá com o líder dos Stark. Além de ser um dos melhores espadachins do reino, o jovem é descrito como uma figura intimidadora e dominante e um líder forte.
Se a série seguir os acontecimentos do livro, Cregan Stark e seus comandados ajudarão Rhaenyra a vencer batalhas importantes contra Aegon II e seus aliados. Na parte final da guerra, Cregan será uma figura importante para que Aegon III, filho de Rhaenyra e Daemon, assuma o Trono de Ferro.
Depois de marchar para o Sul com milhares de nortenhos, Cregan arrume controle da capital de Westeros e ajuda colocar um fim na guerra, aprisionando traidores e arrumando o caminho para a ascensão de Aegon III. Cregan Stark chega até mesmo a servir como Mão do Rei em um período de tempo conhecido como A Hora do Lobo.
Qual será seu papel na 2ª temporada?
Apesar deste papel importante do personagem, é possível que demore um tempo até que vejamos Cregan Stark em ação na guerra. A princípio, devemos conhecer o jovem ao lado de Jacaerys Velaryon, enquanto o príncipe tenta conquistar o apoio dos nortenhos para a causa de sua mãe. Durante este período em que se aproximam, diz-se que Cregan e Jace se tornam amigos.
Para selar o acordo entre as partes, conhecido como Pacto de Gelo e Fogo, Jacaerys promete a mão de sua primeira filha ao filho de Cregan, unindo as Casa em um casamento real no futuro. Além disso, existem especulações em “Fogo e Sangue” que Jace tem um relacionamento romântico com a meia-irmã bastarda de Cregan, Sara Snow.
Embora seja improvável que vejamos Cregan em seu momento de maior destaque no livro, que ocorre apenas no final da guerra, a narrativa envolvendo os Stark, e especialmente sua amizade com Jacaerys, devem ter destaque na 2ª temporada. Além disso, podemos ver Cregan e seus comandados em ação após o apoio do Norte ser garantido para Rhaenyra por Jacaerys.
Cregan Stark e seus descendentes
Os fãs do Mundo de Gelo e Fogo conhecem muitos membros da família Stark em “Game of Thrones”, e suas reputações muitas vezes criticada de serem extremamente honrados e conduzidos pela moral, mesmo quando isto não os beneficiava.
Assim como Ned Stark e seus filhos em “Game of Thornes”, Cregan é leal e muito ligado à honra e a seus votos. Não é à toa que Rhaenyra está confiante no apoio dos Stark, mesmo que tenha sido seu pai, Rickon, quem fez os votos prometendo apoio a Rhaenyra na sucessão do Rei Viserys I. Os Stark prestam lealdade a Rhaenyra porque este é o modo dos Stark, honrar os votos que fazem.
No entanto, este senso de honra nem sempre é positivo, e fez personagens como Ned e Robb Stark literalmente perderem a cabeça. Mas Cregan Stark e sua história devem mostrar ao público que a honra tem um lugar na guerra, e que manter os votos e ser uma pessoa de palavra tem mérito e valor, até mesmo neste universo de mentiras e traições.
Apesar de pouco ter sido revelado pela 2ª temporada de “House of the Dragon”, mas podemos esperar bastante ação. E quanto a Cregan Stark, sua introdução à série deve ser bastante animadora para os fãs, com o personagem tendo bastante potencial para se tornar um favorito dos fãs, principalmente pelo sobrenome que carrega.
Todas as temporadas de “Game of Thrones” e a 1ª temporada completa de “House of the Dragon” estão disponíveis na HBO Max.
Fonte: Olhar Digital
Comentários