O Porto visitou o já classificado Brugge nesta quarta (26) pela Liga dos Campeões e conseguiu uma grande vitória na briga pela classificação. Os portugueses jogaram muito bem e golearam os belgas por 4 a 0, com destaque também para o goleiro Diogo Costa, que defendeu uma penalidade duas vezes.
Com o resultado, o Porto venceu a terceira seguida no Grupo B e chegou aos nove pontos. A equipe lusa depende apenas de si na última rodada para avançar às oitavas. O Atlético de Madrid, principal concorrente, precisará vencer seus últimos dois jogos para chegar aos 10 pontos e ultrapassar o Porto.
Porto confortável
É correto dizer que o jogo valia muito mais para o Porto do que para o Brugge, apesar dos belgas ainda precisarem pontuar caso desejem garantir a primeira colocação do grupo. E o cenário do primeiro tempo refletiu essa necessidade de vitória dos portugueses: dominaram completamente boa parte dos 45 minutos iniciais e tiveram todas as boas oportunidades criadas, mesmo com um pouco menos de posse de bola.
Os espaços cedidos pelo Brugge eram muitos e o Porto aparentou saber como explorá-los. A primeira boa chance veio após belo passe de Otávio que achou Stephen Eustáquio na grande área. O meio-campista dominou e tentou chute de canhota, mas mandou por cima. Instantes depois, Uribe foi quem dominou bola na área e conseguiu giro para finalização, mas também não acertou o alvo.
Dominando completamente a partida, faltava ao Porto acionar seu artilheiro. Primeiro, Mehdi Taremi saiu frente a frente com o gol, teve espaço para calcular sua finalização, conseguiu tirar do goleiro, mas tirou também do gol e desperdiçou. Na segunda oportunidade, aos 32 minutos, o camisa 9 se redimiu: recebeu novamente na cara do gol e dessa vez acertou chute colocado para abrir o placar e deixar os portugueses em vantagem.
Diogo Costa garantindo a vitória
O segundo tempo começou movimentado. Logo nos primeiros minutos, o Brugge teve um pênalti marcado a seu favor após revisão no VAR. O zagueiro David Carmo deixou o pé desnecessariamente em um lance sem bola no defensor Brandon Mechele e o árbitro marcou a penalidade. Na cobrança, Diogo Costa salvou o Porto duas vezes: Vanaken parou no goleiro português, mas a arbitragem mandou voltar. Na segunda tentativa, grande defesa do goleiro do Porto, dessa vez na cobrança de Noa Lang.
Com esse balde de água fria nos mandantes, coube ao Porto ser eficiente para aproveitar o momento e encaminhar a vitória. Aos 12, Evanilson brigou com a defesa para ficar com a bola dentro da área, ganhou as divididas e finalizou de canhota para ampliar. 2 a 0. Logo na sequência, veio o terceiro: após boa jogada trabalhada na direita, Eustáquio parou em Mignolet na sua primeira finalização, mas aproveitou o rebote na pequena área e fez o terceiro.
Ainda deu tempo do Porto transformar a vitória em goleada. Os visitantes seguiram seguros na partida com uma vantagem tão confortável e tiveram calma para marcar o quarto gol. Em bela jogada de todo o sistema ofensivo em velocidade, coube a Otávio apenas ajeitar para Taremi chegar batendo de primeira e balançar a rede pela última vez. 4 a 0.
Fonte: Ogol
Comentários