O salão de festas do Bayern de Munique, definitivamente, tem uma filial na Catalunha. Em um clássico europeu marcado pelo desequilíbrio, o Bayern despachou o Barcelona, no Camp Nou, pela Liga dos Campeões, e manteve a tônica do confronto.
Depois do 3 a 0 para os Bávaros, nesta quarta-feira, o cômputo geral mostra 15 enfrentamentos entre as duas equipes na história. São 11 vitórias do Bayern, dois empates e somente dois triunfos do Barça.
Nos dez últimos jogos, porém, o abismo entre os dois gigantes é ainda mais desproporcional. São oito vitórias do time de Munique, um empate e apenas um revés nesse período. O Bayern totaliza incríveis 33 gols marcados, média de 3,3 gols/jogo, contra somente sete dos catalães.
Muito desse acumulado pode ser atribuído ao inesquecível 8 a 2, pelas quartas de final da Liga dos Campeões de 2019/20. Em duelo único por conta da pandemia do coronavírus, o Barça ainda “escapou” de um placar agregado ainda mais vexatório.
Messi salva a honra
Mesmo com tamanha disparidade, os torcedores do Barcelona podem atenuar o baque com as duas únicas vitórias do clube espanhol no histórico do confronto.
Em 2009, sob o comando de Pep Guardiola no considerado melhor Barça de todos os tempos, a goleada no jogo de ida das quartas de final, com dois gols de Messi, impulsionou o clube ao título daquela edição de Liga dos Campeões.
Seis anos mais tarde, sem Guardiola, mas com Luis Enrique como treinador, o Barcelona superou o Bayern com a mesma receita. Triunfo com sobras no Camp Nou, por 3 a 0, com mais dois gols de Messi. No placar das disputas em mata-mata, os alemães levam a melhor com três classificações, sendo duas na Liga dos Campeões e uma na antiga Copa da Uefa.
Mesmo com esse atenuante, o fato é que o clássico entre Bayern e Barcelona dificilmente pode ser chamado como tal. Sem nunca ter perdido em Munique e agora especialista em festejar no Camp Nou, o time da Baviera leva a sério o ditado popular “servimos bem, para servir sempre”. O freguês vem de Barcelona.
Fonte: Ogol
Comentários