Novembro está chegando e com ele também chegam as promoções de Black Friday, um período muito esperado pelos varejistas e pelos clientes, já que nesta época do ano acontecem promoções exclusivas de diversos produtos

Apesar de a Black Friday ser muito popular pelos valores promocionais, esse período também acabou se tornando muito famoso pelos golpes aplicados que, por muitas vezes, surgem como esses descontos imperdíveis. 

Em entrevista ao Olhar Digital, o especialista em segurança da informação da ESET Brasil, Daniel Barbosa, explicou que a Black Friday é um período de mais incidência de golpes, pois os cibercriminosos brasileiros utilizam da sazonalidade para aumentar os ataques

“Para um golpe acontecer, duas pessoas precisam querer se dar bem”, disse Barbosa. O especialista explicou que os cibercriminosos utilizam do interesse dos consumidores para aplicar os golpes comuns desta época, como aqueles links com mega descontos que, na verdade, levam para ataques digitais. 

“A pessoa acaba ficando com tanto medo de perder alguma promoção, que pode acabar passando por cima de suas barreiras críticas e não analisando que os descontos são irreais”, contou. 

De acordo com Daniel Barbosa, os golpes mais comuns na Black Friday são os phishings -engenharia social utilizada para enganar usuários — enviados por e-mail e por aplicativos de troca de mensagens, como Telegram e WhatsApp, com textos prometendo descontos imperdíveis. 

Black Friday como não cair na “Black Fraude”
Imagem: PopTika/Shutterstock

Como se proteger dos golpes da Black Friday?

“É necessário desconfiar de todas as promoções que você recebe passivamente, ou seja, a pessoa não procurou por aquela oferta, apenas recebeu em seu celular ou e-mail”, alertou Barbosa. 

O especialista em segurança da informação também contou que as pessoas devem desconfiar dessas promoções vindas de amigos, pois grande parte destes golpes pedem que a pessoa compartilhe com um certo número de usuários para ganhar a promoção. “Provavelmente ele já caiu no golpe e está repassando sem saber”. 

Por último, Daniel Barbosa pediu que os consumidores se atentem a forma como os descontos chegam e sempre procurem confirmá-los na mídia tradicional, ou até mesmo dentro dos sites oficiais das lojas que estão prometendo promoções.

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