Atlético Mineiro, Botafogo, São Paulo, América e Fortaleza… A menos de um mês do fim do Campeonato Brasileiro, a disputa por uma vaga na Copa Libertadores se tornou mais aquecida do que nunca, com capítulos dramáticos para as próximas semanas, que envolvem desde a decisão da própria Liberta no final de semana até confrontos diretos entre os principais concorrentes às vagas.
Pela primeira vez desde junho, o Botafogo voltou a estar entre os oito primeiros colocados do Brasileirão, após vitória contra o Red Bull Bragantino. A posição do time de Luís Castro se mantém, pelo menos, até São Paulo e Fortaleza entrarem em campo logo mais nesta quinta-feira. Independente do resultado dos tricolores, o Botafogo agora se apresenta como um candidato sério as vagas, principalmente por ter pela frente outros candidatos ao posto.
O Botafogo hoje tem 47 pontos, um a menos que o Atlético Mineiro, porém essa diferença pode ser resolvida daqui a duas rodadas, já que cariocas e mineiros se enfrentam em confronto direto no dia 7 de novembro.
Para o Galo, o jogo desta quinta-feira contra o lanterna Juventude se tornou uma final em um ano muito abaixo das expectativas. Antes um dos favoritos a tudo que disputou, hoje o Atlético se contenta em classificar para a Libertadores, e pode igualar a pontuação do 6º colocado Athletico Paranaense caso derrote (e rebaixe) o time gaúcho.
A importância do jogo para o Atlético Mineiro não é difícil de se explicar. Depois do jogo contra o Juventude, os desafios do para Cuca serão contra os principais concorrentes diretos do momento, além do Botafogo, o São Paulo já na próxima rodada.
Com apenas três pontos de vantagem para o 11º colocado Fortaleza, o Atlético se vê ameaçado por clubes em um momento mais estável do que vive. O próprio clube cearense não perde há sete jogos; o São Paulo vem de duas vitórias; e quem está na descendente é apenas o rival América Mineiro, com duas derrotas e um empate nos últimos três jogos.
Além dos confrontos diretos que permeiam a disputa por vagas na Libertadores, ainda há o agravante de, pelo menos, um novo concorrente entrar nesta disputa. O Athletico Paranaense decide o título continental neste final de semana, contra o Flamengo, e caso saia derrotado, é mais um que precisará confirmar vaga no torneio em 2023. A posição do Furacão era confortável até pouco tempo, mas com apenas uma vitória nos últimos cinco jogos, o título da Liberta ganhou ainda mais importância no Paraná.
Matematicante, Santos, Goiás e Red Bull Bragantino também têm chances, quase ínfimas, de se classificarem. De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, o Peixe, que perdeu nesta rodada para o Flamengo, é entre os três quem tem maior possibilidade, com apenas 1,7%.
Se o título do Palmeiras é apenas questão de tempo e foi somente adiado pelo Internacional, a disputa por uma vaga na Libertadores promete aquecer o Brasileirão até a última rodada. Há muitos que se permitem sonhar.
Fonte: Ogol
Comentários