Uma família da cidade de Pilibhit, no norte da Índia, tomou um tremendo susto esta semana, quando o telhado de sua casa desabou em razão da queda de algo que eles acreditam ser um meteorito.

O bancário aposentado Sunil Gupta, morador da residência, afirmou ao jornal Indian Times que a rocha caiu na noite de segunda-feira (24), causando um forte estrondo e resultando em danos à estrutura metálica que sustentava a laje e a um muro próximo.

Na manhã seguinte, quando os moradores viram a pedra, de aproximadamente 14 kg, ela ainda estava quente, cerca de sete horas depois do incidente.

Ainda não se sabe se o objeto é realmente um meteorito, mas especialistas consultados não descartaram a hipótese, já que é bem comum acontecer de rochas espaciais caírem em qualquer lugar da Terra, até mesmo sobre construções, como foi o caso.

Isso acontece quando, dependendo da velocidade e do ângulo de entrada, um meteoroide ou asteroide é grande o suficiente para atingir as camadas mais densas da atmosfera. Nesses casos, ele forma uma bola de fogo no céu – o que chamamos de meteoro – geralmente terminando com um evento explosivo. 

“Se o objeto (meteoroide ou asteroide) for realmente grande, ele pode resistir à passagem atmosférica e chegar ao solo em pedaços de diferentes tamanhos, que são os chamados meteoritos”, diz o colunista do Olhar Digital Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), diretor técnico da  Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil. “Eles são uma importante fonte de pesquisa científica, pois nos trazem fragmentos de asteroides, cometas e, em alguns casos raros, até de outros planetas ou da Lua”.

Maior meteorito já encontrado na Terra

O maior objeto de ferro de origem natural que se tem notícia na Terra é uma rocha conhecida como meteorito Hoba, descoberta na cidade de mesmo nome, na Namíbia, em 1920. Pesando cerca de 55 toneladas, ele é um monstruoso “tijolão” tão grande e maciço, que nunca foi movido de onde foi encontrado.

Maior rocha espacial que já caiu na Terra, conhecida como meteorito Hoba. Imagem: Eugen Zibiso – Creative Commons

Acredita-se que o meteorito Hoba tenha caído a uma velocidade absurda no nosso planeta há quase 80 mil anos. Ele é bem incomum, pelo fato de ser plano na parte de cima e na de baixo, o que possivelmente fez com que ricocheteasse através da atmosfera superior da mesma forma que uma pedra plana faz quando atirada na água.