O programa Artemis da Nasa levará um americano até a Lua pela primeira vez desde 1972. No entanto, para se locomover nas missões de exploração, os astronautas vão precisar de um veículo. A agência espacial está testando um deles no deserto do Arizona, EUA.
O novo “trailer lunar”, fruto da colaboração entre engenheiros e cientistas, é pressurizado e foi projetado para enfrentar desafios como terreno irregular, penhascos e crateras em solo lunar.
Veja também:
Para ultrapassar esses obstáculos, o rover pode girar, andar de lado (como um caranguejo) e “escalar” rochas de até 30 centímetros de altura graças ao seu conjunto de rodas resistentes. A cabine, por sua vez, é aconchegante e conta com banheiro a bordo, o que levou a Nasa a comparar o veículo com um motorhome, informou a NBC.
“As pessoas passaram duas noites no rover e três dias conversando com o Controle da Missão em Houston, realmente simulando uma missão real”, disse Omar Bekdash, engenheiro da Nasa.
Apesar da engenharia avançada, o modelo é relativamente fácil de dirigir e usa uma espécie de joystick para fazer suas manobras. “Todas as rodas são controladas de forma independente e têm suspensão ativa para subir e descer quando necessário”, explicou Omar.
O deserto do Arizona foi escolhido para preparação do rover por conta da sua topografia rochosa e terreno mais acidentado. O pouso na Lua, no entanto, deve acontecer apenas na terceira missão do programa, a Artemis III, programada para ser lançada apenas em 2025.
Imagem principal: Nasa/Divulgação
Fonte: Olhar Digital
Comentários