O setor do mobile está cada vez mais aquecido e a tendência é a de inovar em termos de tecnologias voltadas para a propaganda segmentada, porém dentro das normas da LGPD. Só para se ter uma ideia, segundo levantamento realizado em 2021, em média cada aparelho smartphone no Brasil tem 16 aplicativos instalados, indicando o País como o segundo mercado de apps de compras que mais cresce no mundo.

Por isso, uma tecnologia que solidifica a relação entre o usuário e o cliente é o Push Notification, que agora em sua versão 3.0 pode entregar publicidades ainda mais robustas, assertivas e com maior taxa de conversão.

O que é o Push Notification, afinal?

É um serviço em plataforma móvel que permite anunciantes enviem mensagens com conteúdos, via notificação push, para usuários mobile. Deste modo, é possível criar vários clusters para enviar as propagandas de acordo com os gostos de cada pessoa específica.

Com a nossa parceria com as empresas de telecomunicações, conseguimos prover inventários premium e exclusivos, com dados importantes da jornada de grande impacto para o público de interesse.

Estes dados, providos pelas telcos ou pelas próprias fabricantes de hardware, possibilitam o enriquecimento dos anúncios com informações para encontrar o usuário certo dentro das normas da LGPD. A DigitalReef, proprietária da tecnologia de comunicação por push, disponibiliza um “pedaço” de código próprio que é inserido em cada aparelho mobile ou em cada device nas operadoras.

As operadoras enviam a notificação para o usuário final por meio de seus aplicativos oficiais, mas no fundo utilizam a plataforma disponibilizada pela empresa, que desenvolveu o seu próprio ambiente web para atender a demanda.

tela de celular mostrando WhatsApp com notificações
Créditos: AdemAY/Shutterstock

Por meio da tecnologia de push notification 3.0 ainda é possível, dentro do inventário provido pelas telcos, construir segmentações baseadas em dados comportamentais ou até mesmo conhecer, mediante opt-in, os aplicativos que alguém tem instalado no celular, o que facilita entender quem é o usuário final e quais as suas preferências.

O consumidor concede a permissão para receber notificações da operadora, e o conteúdo é enviado por meio da plataforma da empresa que consegue – por meio do inventário – alcançá-lo dentro das expectativas de público-alvo da campanha; importante frisar que os dados coletados são originados apenas por aqueles que habilitam a possibilidade.

Com a plataforma, é possível realizar um estudo de jornada do consumidor que engloba o seu comportamento, suas preferências de acordo com suas navegações e aplicativos baixados, e que faz com que seja possível obter dados para entender quem seria a pessoa certa para cada campanha.

Quando as características do usuário são analisadas, observa-se expressivos ganhos de taxa de conversão para o cliente.  O receptor da propaganda também é beneficiado, pois ele recebe conteúdos publicitários mais relevantes para seu perfil.

Um dos exemplos dentro da plataforma Push 3.0 que posso citar é o fato de o usuário receber a notificação por meio de pop-up ou vídeo, responder a uma pergunta e ser direcionado imediatamente a um link do cliente.

Outro estímulo acontece por meio de Data Rewards, que promove maior taxa engajamento: na modalidade, o internauta é incentivado a interagir com a publicidade e recebe como recompensa mais dados para navegação.

De maneira geral, as campanhas funcionam em ambiente programático. Com um inventário premium, promove-se uma entrega mais assertiva e gera-se mais conversão, ganhos e reputação para o seu cliente.

Antonio Affonseca éVP of Sales and Operations da DigitalReef