A quinta rodada da fase de grupos da Liga Europa, disputada completamente durante dois horários desta quinta-feira, 27, aumentou o número de equipes classificadas para a fase mata-mata, que agora chegam a 15. Na última rodada, que acontece na próxima semana, mais cinco equipes conquistarão o passaporte para a próxima fase.
Passado a disputa em grupos, a Liga Europa avança para a fase 16 avos de final, quando as equipes que ficaram em segundo lugar nos oito grupos enfrentam os eliminados da Liga dos Campeões. Já os líderes estão garantidos nas oitavas de final.
Veja como fica a situação de cada grupo da Liga Europa:
O Grupo A estava praticamente definido, mas o PSV concretizou hoje oficialmente a sua classificação ao vencer o Arsenal por 2 a 0, quebrando a invencibilidade dos Gunners. O time holandês tem 10 pontos e os londrinos lideram com 12. Em seguida, aparece o Bodo/Glimt, que foi derrotado por 2 a 1 pelo lanterna Zürich, dando fim a qualquer chance de conquistar uma vaga.
No Grupo B, os classificados já haviam sido definidos na rodada anterior, mas isso não tirou a emoção das partidas. Empatados agora com 11 pontos e na briga pela primeira posição e por uma vaga nas oitavas, Fenerbahçe e Rennes ficaram no 3 a 3. O time francês chegou a abrir 3 a 0, mas os comandando de Jorge Jesus buscaram o empate, com direito a gol na reta final. Curiosamente, o placar foi repetido pelos eliminados AEK Larnaca e Dínamo de Kiev.
Lìder do Grupo C, agora com 13 pontos, o invicto Betis venceu Ludogorets fora de casa por 1 a 0 e sacramentou sua classificação como primeiro lugar. A segunda vaga está em aberta entre o time búlgaro e a Roma, ambos com 7 pontos. A equipe italiana bateu o HJK por 2 a 1, fora de casa, para continuar viva. Em uma final pela vaga, eles se enfrentam na última rodada.
No Grupo D, o Union Saint-Gilloise manteve a sua ótima campanha e com uma vitória por 2 a 0 contra o Malmo garantiu a sua primeira posição. A briga pela segunda vaga ficou com Union Berlin, agora com 9 pontos, e Braga, que caiu para terceira posição com 7 pontos. As equipes se enfrentaram hoje e os alemães venceram por 1 a 0.
No Grupo E, o mais desequilibrado da competição, Real Sociedad e Manchester United voltaram a vencer Omonia e Sheriif, respectivamente, sem problemas. A briga é pela primeira posição, com o time espanhol levando vantagem, já que tem 3 pontos a melhor saldo. As equipes irão se enfrentar na última rodada, na Espanha.
Já o Grupo F mantém certo equilíbrio e ninguém sacramentou a sua classificação. A Lazio teve um jogo direito com Midtjylland e venceu, de virada, por 2 a 1. O time italiano agora tem 8 pontos, contra 5 dos dinamarqueses. A segunda posição é do Sturm, que também chegou aos 8 pontos, ao vencer o Feyenoord por 1 a 0, com direito ao gol da vitória marcado aos 48 minutos do segundo tempo. O time holandês fica com 5 pontos.
No Grupo G, o Freiburg perdeu o seu 100% de aproveitamento ao empatar em 1 a 1 com o Olympiacos, mas nada que tire o seu primeiro lugar, já que tem uma ampla liderança, com 13 pontos. A disputa pela segunda vaga está em aberto com a vitória do Nantes por 2 a 1 contra o Qarabag, com gols nos acréscimos. Agora o time francês tem 6 pontos, contra 7 da equipe do Azerbaijão.
Já no Grupo H, o Ferencváros garantiu a sua classificação ao empatar em 1 a 1 com o Mônaco. O time francês é o segundo colocado, com 7 pontos. Só que a disputa pela segunda vaga será intensa, já que o Estrela Vermelha venceu o Trabzonspor por 2 a 1 e agoro os dois times tem 6 pontos. Tudo aberto para a última rodada.
Fonte: Ogol
Comentários