Além de anunciar seu novo Presidente Executivo, a Samsung divulgou seus resultados no terceiro trimestre de 2022.
O lucro operacional da gigante sul-coreana, considerando o período de 365 dias, caiu significativamente. O motivo é a fraca demanda por chips de memória.
A companhia afirmou que registrou ₩ 76,7 trilhões (won sul-coreano, cerca de R$ 291,7 bilhões em conversão direta) em faturamento e receita de ₩ 10,85 trilhões (R$ 39,3 bilhões).
Ainda sobre o decréscimo de 23,5% em seu faturamento, a sul-coreana disse que, além da demanda fraca por produtos de consumo, os ajustes de estoques de chips de memória de seus clientes “superaram as expectativas do mercado”.
No entanto, a empresa observou que espera registrar sua maior receita anual até o momento este ano – superando alta anterior, em 2021 –graças à expansão das vendas na maioria de suas unidades de negócios.
A Samsung também disse que suas vendas de componentes continuam se beneficiando de taxa de câmbio favorável para o won coreano em relação ao dólar americano.
Semicondutores
A divisão de semicondutores da companhia registrou ₩ 5,12 trilhões (R$ 19,4 bilhões) em lucro operacional – quase metade do lucro operacional do trimestre anterior.
Apesar de a Samsung ter dito que a demanda por chips lógicos e de memória era fraca, sua unidade de produção de chips por contrato registrou a maior receita até o momento, graças à estabilização do rendimento de seus nós avançados, afirmou no comunicado.
Divisão de smartphones
Já a divisão de Device Experience, que vende smartphones e produtos de consumo, contribuiu com ₩ 3,53 trilhões (R$ 13,4 bilhões) em lucro operacional, com ₩ 3,24 trilhões (R$ 12,3 bilhões) provenientes do negócio móvel da empresa.
Divisão mobile
O negócio móvel da Samsung registrou vendas sólidas de seus principais telefones, como seus mais recentes telefones dobráveis lançados em agosto, bem como wearables, disse a gigante da tecnologia. Mas a divisão também teve lucros baixos com as vendas de TV e eletrodomésticos devido à fraca demanda do consumidor, observou a empresa.
Samsung Display
No entanto, a Samsung Display, subsidiária de fabricação de painéis de exibição da Samsung, contribuiu com ₩ 1,98 (R$ 7,5 bilhões) para o lucro operacional, um salto em relação ao ano passado e ao trimestre anterior.
A sul-coreana disse que a Samsung Display viu sua participação no fornecimento aumentar significativamente dentro da cadeia de suprimentos dos novos produtos de seu “principal cliente” – referência à Apple, que compra painéis OLED da Samsung Display.
Além disso, fontes disseram ao portal ZDNet que a rival LG Display, que também fornece painéis OLED para a empresa da maçã, enfrentou problemas para melhorar sua taxa de rendimento para os painéis destinados ao iPhone 14 a tempo, permitindo que a Samsung Display recebesse mais pedidos para os lotes iniciais.
Futuro econômico da Samsung
Olhando para o futuro, a gigante de tecnologia sul-coreana destacou que as incertezas macroeconômicas devem persistir até o quarto trimestre de 2023.
Para enfrentar a situação, a Samsung disse que priorizará as vendas de DRAMs de ponta no setor de servidores, onde a demanda deve ser forte a longo prazo, à medida que os data centers forem retomando sua demanda por expansões.
Novos dobráveis estão na moda
As vendas dos dobráveis Galaxy Z Fold 4 e Z Flip 4 mostraram forte crescimento em comparação com os modelos anteriores, apesar de “ambiente de mercado desafiador”, observou a Samsung. Disse ainda que continuará expandindo a marca em conjunto com sua outra série, a Galaxy S, bem como seus dispositivos vestíveis.
Com informações de ZDNet
Imagem destacada: Grand Warszawski/Shutterstock
Fonte: Olhar Digital
Comentários