Estão definidos os classificados à próxima fase da Liga Europa com direito a resultado histórico. Pela primeira vez na história das competições europeias, um grupo termina com todos integrantes empatados em pontos.
Pelo Grupo F, Lazio e Sturm Graz, da Áustria, entraram para a sexta e última rodada como líderes da chave, com oito pontos ganhos. Os dois aturam fora de seus domínios e isso pesou a favor de Feyenoord e Midtjylland, da Dinamarca, que possuíam cinco pontos.
Com um gol em cada tempo, os dinamarqueses despacharam o Sturm Graz para garantirem uma das vagas. Enquanto isso, o placar de Feyenoord e Lazio permaneceu inalterado até os 19 da etapa final. Então, Santiago Giménez marcou o tento que deixou o grupo em empate quádruplo e campanha idêntica: duas vitórias, dois empates e duas derrotas para cada clube.
Portanto, os critérios de desempate entraram em ação e aí o saldo de gols marcou a diferença. Equipes de ataques mais prolíficos, Feyenoord e Midtjylland tiveram o mesmo saldo, mas os holandeses marcaram um gol a mais na primeira fase. Ambos inverteram a lógica e se classificaram para a sequência da Liga Europa, enquanto a Lazio “caiu” para a Conference League e o Sturm Graz não disputa mais competições europeias na temporada.
Equilíbrio europeu
Antes do inédito empate quádruplo desta quinta-feira, as competições na Europa já haviam apresentado disputas extremamente equilibradas por duas vagas nas principais fases. Porém, no máximo três equipes terminaram empatadas em uma chave.
Pela Liga Europa, isso aconteceu há uma década em grupo formado por Liverpool, Anzhi, Young Boys e Udinese. Os três primeiros fecharam a primeira fase com 10 pontos, mas ingleses e russos avançaram por terem melhor saldo de gols.
Na segunda principal competição europeia, isso aconteceu em mais duas oportunidades na antiga Taça da Uefa e de maneira consecutiva. Em 2004/05, Feyenoord, Schalke e Basel fecharam o Grupo A com sete pontos, mas o trio avançou já que naquela edição os grupos eram formados por cinco equipes e três se classificavam. Mesmo caso da edição seguinte, com Rapid Bucareste, Shakhtar Donetsk e Stuttgart classificados no Grupo G com nove pontos cada.
Os empates triplos em grupos não são exclusividade da Liga Europa/Taça Uefa. Pela Liga dos Campeões, essa igualdade ocorreu pela última vez na temporada 2013/14. No Grupo F, Borussia Dortmund, Arsenal e Napoli somaram 12 pontos. Pior para os italianos, que tiveram saldo positivo de apenas um gol.
Já em 1998/99, o Grupo B foi de extremo equilíbrio entre Juventus, Galatasaray, Rosenborg e Athletic de Bilbao. Os três primeiros somaram oito pontos cada, em uma época em que apenas o primeiro colocado se garantia nas quartas de final da Champions. A Juve se garantiu com um triunfo por 2 a 0, contra o Rosenborg, e contou com triunfo do Athletic, pelo placar mínimo, diante do Galatasaray.
Fonte: Ogol
Comentários