Daniel Radcliffe, ator responsável por interpretar Harry Potter de 2001 a 2011, se posicionou abertamente contra as falas de J.K. Rowling, a autora dos livros que deram origem a saga do bruxo. 

Em entrevista ao IndieWire, Radcliffe falou sobre sua decisão de se posicionar contra falas transfóbicas da escritora. Na ocasião, o ator chegou a publicar uma carta aberta no site The Trevor Project, em que reflete sobre sua sexualidade e defende a identificação de mulheres transgêneros como mulheres. 

“Quando terminamos [de filmar] Harry Potter, eu conheci tantas crianças e jovens queer e trans que tinham uma enorme identificação com meu personagem”, explicou o eterno bruxo sobre a decisão de se posicionar. 

“E então, vendo-os machucados naquele dia, eu queria que eles soubessem que nem todos na franquia se sentiam assim. E isso foi muito importante”, continuou Radcliffe. “Acho que não conseguiria mais me olhar no espelho se não tivesse feito nada a respeito.”

J.K. Rowling já se envolveu em diversas polêmicas por suas falas preconceituosas, mas as de maior destaque foram feitas no Twitter, quando ela usou seu perfil oficial para divulgar uma loja que comercializava produtos com frases como “mulheres trans são homens”. 

A escritora, em outro momento, chegou a dizer em um artigo que estava preocupada com a possibilidade mulheres trans abusarem sexualmente de mulheres cisgênero em banheiros compartilhados. 

Na carta, Daniel Radcliffe apontou a necessidade de respeitar a identidade e a dignidade de pessoas transgênero. “Para todas as pessoas que agora sentem que sua experiência com os livros [‘Harry Potter’] foi manchada ou diminuída, lamento profundamente a dor que esses comentários [feitos pela autora] causaram a vocês. Eu realmente espero que você não perca inteiramente o que foi valioso nessas histórias”, escreveu. 

Harry Potter Divulgação
Imagem: Divulgação/Warner

Outros membros da franquia, como Tom Felton, que interpretou Draco Malfoy, também se posicionaram contra as falas de Rowling.

Clique aqui para ler a carta completa.