Direto do Havaí — A Qualcomm anunciou, nesta quarta-feira (16), uma nova geração de chips com foco para áudio em fones de ouvido sem fio: o Qualcomm S5 Gen 2 e o S3 Gen 2. A dupla promete diminuir a latência para melhorar a experiência em jogos, enquanto entregam som espacial com rastreio da cabeça.
Aos poucos os fones de ouvido vão ganhando novos recursos, indo até mesmo para direções pouco comuns para este tipo de aparelho. A mais recente delas inclui a possibilidade de virar o rosto e o áudio passar a vir de onde está o celular, tablet ou PC conectado que envia o som. Chamamos esta ferramenta de áudio espacial.
Leia também:
Estes fones podem ter maior autonomia de bateria
Os novos chips Qualcomm S5 Gen 2 e S3 Gen 2 entregam esta funcionalidade com trabalho feito diretamente pelo hardware, sem a necessidade de um software específico. Colocar o trabalho no silício garante melhor resultado e também diminuição no consumo de energia, que acaba envolvendo outros aspectos e entrega maior autonomia para as pequenas baterias.
A Qualcomm não comentou quanto conseguiu ganhar em eficiência de bateria, mas promete que o trabalho em Bluetooth de baixo consumo energético (chamado de Bluetooth LE) está avançado. Enquanto isso, os novos chips conseguem baixar a latência, que é o tempo necessário para a ação acontecer no aparelho e o som ser enviado até o ouvido de quem escuta.
Diminuir este tempo não altera a experiência ao escutar música, mas faz toda diferença quando o usuário está assistindo um vídeo ou então joga. No segundo exemplo o incremento é ainda mais perceptível.
Por fim, tanto a nova dupla é capaz de lidar melhor com o cancelamento ativo de ruído, tornando a ferramenta adaptativa ao ambiente.
Ainda não foram listadas todas as empresas que trarão o Qualcomm S5 Gen 2 e nem mesmo o S3 Gen 2, mas a Bose prometeu estar na primeira leva. Os produtos com estes chips começam a chegar ao mercado apenas na segunda metade do ano que vem.
André Fogaça viajou para o Havaí a convite da Qualcomm.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários