Nesta terça-feira (15), a Lucid Motors apresentou novidades relacionadas ao Gravity, seu aguardado SUV elétrico em desenvolvimento desde 2020. O utilitário de grande porte deve movimentar o mercado assim como o sedã Air — que acaba de ganhar dois novos modelos.
Apesar da carroceria mais alta, o utilitário quer bater uma meta ambiciosa, a de oferecer “mais alcance do que qualquer outro EV no mercado”. Pelo menos é que diz a fabricante.
Veja também:
Comparando com a versão Grand Touring do Lucid Air, o SUV terá que entregar algo acima de 830 km de autonomia por carga, uma marca complicada de ser batida por um SUV, que naturalmente é mais pesado e com aerodinâmica menos favorecida que a de um sedã tradicional.
Supercarro disfarçado de SUV?
Segundo a montadora americana, o Gravity combina “desempenho de supercarro” com espaço para acomodar até sete pessoas, algo raro na sua categoria. “É um supercarro disfarçado de SUV com espaço flexível para passageiros e carga”, disse o vice-presidente de design da Lucid, Derek Jenkins em comunicado à imprensa.
O modelo será oferecido em configurações de duas ou três fileiras, ou seja, com capacidade para cinco, seis ou sete ocupantes. O Gravity vai brigar no mercado com um rival de peso, o Tesla Model X, que também é oferecido em configurações de até sete lugares, parte de US$ 122.190 (R$ 658 mil na cotação atual) e oferece alcance de 565 km.
A motorização deve ser parecida com a do Air, com versões com mais de 800 cv. De início, como se trata de um SUV, era esperado uma autonomia mais modesta, na casa dos 640 km — o suficiente para superar até o Model X Plaid, com 536 km —, entretanto, a nova declaração da Lucid indica que o plano é ir além.
Conforme anunciado pela marca em julho deste ano, o Gravity também suportará carregamento rápido de até 300 kW, o suficiente para recuperar 480 km de alcance em 20 minutos.
As reservas estão programadas para começar no início de 2023 para compradores dos EUA e Canadá. O preço final ainda não foi divulgado, entretanto, é esperado um valor acima de US$ 100 mil (R$ 540 mil), assim como o seu rival direito. O Lucid Gravity começa a ser produzido nos EUA apenas em 2024, ainda sem data de entrega definida.
Vale lembrar que o Project Gravity foi anunciado em 2020 ainda como um carro conceito. Na época, Jenkins comentou que a meta da empresa era encontrar o equilíbrio perfeito entre espaço e capacidade de carga sem comprometer a rapidez do SUV.
Imagem principal: Lucid Motors/Divulgação
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários