Para celebrar o Dia da Consciência Negra, no domingo 20 de novembro, a escola estadual José Pereira Lins, em Dourados, fará uma série de atividades nesta sexta-feira (18). Entre os destaques está uma exposição de alunos em ‘capas de revista’.
Intitulado “Eu sou da cor da resistência”, o trabalho é coordenado pelas professoras Helena Calado, Edilene Alves, Lucilene dos Santos Rosa e o fotógrafo Diego Gaia.
São 51 fotos que estarão em exposição em uma das salas de aula e o público terá a oportunidade de conferir o resultado das sessões fotográficas, todas feitas na própria escola.
Localizada no bairro Jóquei Clube, uma das regiões mais distantes do centro da cidade, a escola José Pereira Lins tem alunos do 6º ano Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
O ensaio fotográfico foi realizado com alunos que aceitaram participar do projeto, que tem como proposta mostrar a beleza e a resistência negra dos alunos da escola.
A cor, o cabelo, o olhar, expressão corporal e facial, tudo captado pela lente da câmera resultou em uma mostra que resiste as temperanças do racismo.
A professora Edilene Alves, uma das organizadoras, foi também maquiadora e modelo do projeto. Ela conta que a caracterização da maquiagem e do figurino nos modelos, na cultura africana, foi para mostrar a origem do negro.
Esta é a primeira vez que a escola faz exposição de capas de revista, mas a temática sobre a consciência negra sempre esteve presente.
Nesta sexta, dia da exposição, haverá também teatro, capoeira, desfile e palestras. A escola fará um dia inteiro de discussão sobre a consciência negra.
Também estará envolvida discussões sobre pessoas com deficiência e miscigenação. A escola tem vários estudantes venezuelanos.
Fonte: Dourados Agora




Comentários