A China é o maior mercado automotivo do mundo, com vendas de mais de 25 milhões de veículos de passageiros em 2021. Mas, à medida que o país faz a transição para veículos elétricos, há demanda crescente por infraestrutura de carregamento de veículos elétricos para suportar milhões de motoristas de veículos elétricos.

Para se preparar para este futuro, as empresas na China estão instalando dezenas de milhares de novos carregadores de veículos elétricos para que os motoristas tenham locais convenientes para carregar.

Dados da China Passenger Car Association (CPCA) mostram que as vendas de EVs na China aumentaram 169% em 2021 para quase três milhões de unidades. Como resultado, o número de carregadores de EVs na China cresceu significativamente.

Até o final de outubro, havia 4,7 milhões de pilhas de carregamento implantadas em toda a China, de acordo com a China Electric Vehicle Charging Infrastructure Promotion Alliance (EVCIPA) e dados analisados ​​pela agência de notícias Gasgoo.

Isso representa salto de 109% em relação ao volume acumulado em relação ao mesmo período do ano passado. A construção de novos carregadores continuou em ritmo acelerado nos primeiros dez meses de 2022.

Cerca de dois milhões de pilhas de carregamento foram construídas na China desde o início do ano, representando aumento anual de 265,5%. O total inclui mix de 533 mil estacas públicas e 1,5 milhão de estacas privadas.

Somente no mês passado, cerca de 44 mil pilhas de carregamento público foram implantadas na China. Em média, cerca de 50 mil novos carregadores de EVs estão sendo instalados a cada mês na China.

Ford testa carregador robótico de veículos elétricos para motoristas com limitação de movimento
Imagem: Ford/Divulgação

As três principais operadoras de carregamento de EVs na China são TELD New Energy, State Grid e Star Charge. A TELD é a única operadora a possuir mais de 20 mil estações de recarga espalhadas por 350 grandes cidades da China.

A implantação de novos carregadores varia de acordo com a região da China. O maior número de carregadores de EVs (18.698) foi instalado em Guangdong, segundo dados da EVCIPA. O tamanho da rede de carregamento EV de Guangdong dobrou desde 2021.

A província agora tem mais carregadores de EVs do que todos os EUA. Em 30 de setembro de 2022, 345.126 carregadores públicos e 19.116 estações de carregamento foram instalados.

Este número é de cerca de três vezes maior do que os EUA, que têm cerca de 140 mil carregadores espalhados por 53 mil estações de carregamento de EVs. Cerca de um terço de todos os carregadores de EVs dos EUA estão localizados na Califórnia.

Um estudo de 2021 da Comissão de Energia da Califórnia (CEC) mostra que o estado precisará de quase 1,2 milhão de carregadores públicos e compartilhados até 2030 para atender às demandas de abastecimento dos 7,5 milhões de veículos elétricos plug-in (EVs) de passageiros que devem estar nas estradas da Califórnia até então.

A meta da China é que 40% dos veículos de passageiros vendidos a cada ano sejam totalmente elétricos.

Até 2025, o governo chinês planeja ter infraestrutura de carregamento para atender a mais de 20 milhões de motoristas de veículos elétricos, de modo que o ritmo acelerado de instalação de carregadores públicos e privados continuará. A China agora responde por mais da metade de todas as vendas globais de EVs.

Via FutureCar

Imagem destacada: John_T/Shutterstock