As bicicletas elétricas (ou e-bikes) já se firmaram no exterior como uma opção viável de mobilidade urbana mais sustentável. Porém, vários modelos sequer chegam no Brasil ou custam quase o mesmo que um carro popular.

Pensando nisso, algumas empresas tiveram uma ideia para atender o público que deseja aproveitar as vantagens de uma e-bike gastando menos: os kits de conversão. Já falamos sobre o assunto algumas vezes aqui no Olhar Digital, inclusive listamos algumas opções que estão disponíveis no mercado nacional.

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Basicamente, além de menos caro, esse tipo de produto também serve como porta de entrada para quem nunca experimentou uma bicicleta a bateria. A novidade da vez se chama Swytch. Talvez seja um dos gadgets mais simples de usar quando o assunto é transformar uma bike convencional em elétrica.

Imagem: Switch Bike/Divulgação

Preço camarada

Logo de cara, o preço é um ponto positivo. O dispositivo custa o equivalente a R$ 2,4 mil (US$ 449) — quase a metade do valor das bicicletas elétricas menos caras vendidas no Brasil. A grande questão é: o produto provavelmente não será vendida oficialmente por aqui, ou seja, quem estiver disposto a experimentar terá que importar.

Lá fora, o valor final é ainda mais convidativo. Segundo o Insideevs, o kit sai mais em conta que algumas peças de bikes, como componentes de suspensão e transmissão, por exemplo.

Outro ponto positivo é a simplicidade na hora de instalar. O kit substitui toda a roda dianteira da bicicleta e está disponível em 13 tamanhos diferentes, ou seja, é compatível com praticamente qualquer modelo.

Imagem: Switch Bike/Divulgação

Potência e autonomia

O Swytch é compatível com freio a disco e usa um motor elétrico com 250 watts de potência. Conforme as imagens, a bateria de 36 volts e 98 watts-hora fica instalada no guidão da bicicleta, diminuindo o uso de fios e deixando a instalação mais organizada, diz a fabricante. 

Uma desvantagem desses kits é a autonomia. No caso, são cerca de 14 km (ou 9 milhas). Já o tempo de carregamento é de pouco mais de uma hora na tomada.

Para contornar o problema, o gadget também vem com um sensor de pedal que permite combinar as pedaladas com o uso do motor elétrico, o que deve melhorar consideravelmente o alcance da bateria. 

No fim, pelas especificações, fica claro que a novidade funciona bem para trajetos curtos e para quem mora perto do trabalho, por exemplo. Vale ressaltar que a fabricante também oferece um pacote de bateria com 30 km de alcance, no entanto, o componente ocupa ainda mais espaço no guidão. 

O grande trunfo aqui fica por conta da simplicidade na instalação, que pode ser feita por qualquer um em questão de minutos.

Imagem principal: Switch Bike/Divulgação

Via: Switch Bike

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