A missão Artemis 1 finalmente ganhou o espaço após várias tentativas frustradas e meses de adiamentos. Além de um teste magnífico para futuras missões tripuladas para levar astronautas à Lua, a missão também leva alguns experimentos e vai testar alguns equipamentos bem curiosos na gravidade zero.

Veja alguns itens curiosos que estão sendo transportados na Artemis 1

Caçador de água

Lunar IceCube (Imagem: Morehead State University)

O Lunar IceCube tem como objetivo procurar água na Lua. Na verdade, devido a ausência de atmosfera e a baixa temperatura dos pólos lunares, o dispositivo vai buscar especificamente por gelo, analisando a composição da Lua e seus sedimentos.

Caçador de asteroides movido à vela solar 

vela solar artemis 1
 
NEA (Near-Earth Asteroid) Scout (Imagem: NASA/JPL-Caltech)

Não é só água que vai ser procurada com os equipamentos da Artemis 1. O  NEA (Near-Earth Asteroid) Scout usará uma vela solar   para viajar até um asteroide em uma missão de dois anos. O dispositivo é equipado com uma câmera e vai estudar a rotação, forma e poeira dos asteroides para missões futuras que tenham esses astros como destino. 

Além disso, segundo a NASA, pensando em uma forma de solucionar problemas com a propulsão, os engenheiros responsáveis pelo projeto chegaram a uma solução criativa: por que não usar uma vela solar? Esses equipamentos usam a força das partículas do Sol para se locomover, assim como uma vela de navio é inflada pelo vento e, por sua vez, movimenta o navio.

Nave movida a água

EQUIlibriUm (Imagem: JAXA/Universidade de Tóquio)

Projetada pela Universidade de Tóquio, indicando a grande colaboração da NASA com instituições mundo afora no projeto Artemis, a espaçonave EQUIlibriUm Lunar-Earth vai explorar a radiação entre as órbitas da Terra e da Lua. O dispositivo também tem uma forma de propulsão inovadora sendo testada, dessa vez utilizando água ao invés de combustível tradicional.

Pequeno módulo lunar

nanolander (Imagem: JAXA)

A cápsula Órion da Artemis 1 não vai pousar no solo lunar dessa vez. No entanto, um pequeno dispositivo levado pela nave deve tocar a Lua. Pesando 1 quilo, o pequeno cubesat vai testar uma tecnologia de pouso saindo da órbita e tocando e descendo até o solo lunar. 

Brinquedos e souvenirs

Snoopy, o indicador de gravidade zero Artemis 1, é visto dentro da espaçonave Orion nesta foto tirada antes do lançamento. (Crédito da imagem: NASA)

A agência espacial norte-americana colocou uma variedade de objetos dentro da cápsula: desde bandeiras de diversos países até um parafuso do foguete que lançou a missão Apollo 11, a primeira a pousar astronautas na Lua.

Outros itens – bem incomuns, vale dizer – merecem destaque, como botões do Snoopy e quatro bonecos Playmobil, fabricados pela Lego, com quem a agência tem longos anos de parceria em iniciativas de aprendizagem.

Ao todo, são 54 kg de carga, que também incluem um grande número de adesivos, broches e outras lembranças do programa Artemis que serão distribuídas aos funcionários e colaboradores da NASA.