Em janeiro do ano passado, um carro compacto e popular que custa o equivalente a R$ 22 mil tomou a coroa da Tesla, se tornando o carro elétrico mais vendido da China.
Desenvolvido pela Wuling, que pertence a SAIC, e a americana GM, o Mini EV superou a marca de 36 mil unidades vendidas no mês, contra 14,6 mil da concorrente. Desde então, o modelo ganhou destaque pelo mundo e ficou conhecido com um dos carros elétricos mais baratos do mercado (já imaginou um preço desses praticado no Brasil?).
Veja também:
Atualmente, o Mini EV segue como o carro elétrico mais vendido da China — foram 220 mil unidades em 2021 —, e ganhou até uma versão conversível: o Mini EV Cabrio. Para ter uma ideia, a empresa vendeu mais de 100 mil exemplares do carro no primeiro trimestre de 2022, segundo os dados da China Passenger Car Association (CPCA).
Wuling Bingo
Agora, a Wuling acaba de revelar um novo EV super compacto que promete continuar balançando o mercado asiático, o Bingo. De cara, o visual é um pouco mais moderno e menos quadrado que o irmão mais velho.
A frente do carro, por exemplo, tem linhas mais arredondadas, incluindo os faróis de LED. As lanternas na traseira da carroceria também mantém um visual parecido, que lembra de longe os carros da Porsche.
Suas medidas de comprimento, largura e altura são: 3.950, 1.708 e 1.580 mm, respectivamente, e a distância entre eixos é de 2.560 mm. O modelo com quatro portas chega ao mercado posicionado acima do Mini EV.
Com peso total de 990 kg, o Bingo vem equipado com um motor elétrico com 30 kW de potência, ou seja, fica claro que a meta aqui não é desempenho. Por enquanto, a duração da bateria não foi divulgada pela fabricante, mas, pela carroceria mais leve, é esperado que o alcance passe dos 300 km, diz o Gizmochina.
Vale recordar que o MiniEV possui uma bateria de 13,9 kWh na sua versão mais completa. O modelo oferece uma autonomia bem mais modesta, cerca de 170 km por carga. Já o motor elétrico, gera 27 cv, o suficiente para acelerar até 100 km/h.
No fim, resta saber se o Wuling Bingo também conseguirá competir com outros carros elétricos populares, uma categoria em ascensão na China. Tudo dependerá do preço, ainda não anunciado pela fabricante.
Imagem principal: Wuling/Divulgação
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários