A Archer Aviation quer começar a transportar passageiros pelo ar em voos de 10 minutos por US$ 100 (cerca de R$ 540 na cotação atual). A novidade foi anunciada nesta quinta-feira (17).

A empresa é um dos nomes conhecidos no setor de eVTOL (aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical), que ainda depende do sinal verde do governo e de mais testes de segurança para começar a operar.

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O serviço vai cobrir a rota do centro de Manhattan para o Aeroporto Internacional Liberty de Nova Jersey, em Newark. A aeronave responsável pelos transportes será o Midnight Air Taxi, com 14,6 m de envergadura e doze hélices.

Quando todas estão apontadas para cima, o táxi aéreo decola e pousa basicamente como um helicóptero. Para se mover na horizontal, as seis hélices na frente das asas giram para a frente.

Com quase 3 toneladas de peso e carga útil na faixa dos 450 kg, o alcance do eVTOL é de 160 km, o suficiente para trajetos curtos. É esperado que a velocidade de cruzeiro atinja 240 km/h.

Revolução no trânsito

Segundo a startup, a ideia é revolucionar o trânsito nos grandes centros com serviços de táxi aéreo 100% elétricos, diminuindo as emissões de CO₂, um dos vilões que tornam as aeronaves convencionais um problema no combate as mudanças climáticas. 

“Com o tempo, à medida que escalamos a mobilidade aérea urbana, podemos ter um impacto significativo na redução das emissões”, disse o CEO Adam Goldstein à CNET.  “Não estamos tentando construir o veículo voador mais alto e mais rápido. Estamos tentando criar algo que possa chegar ao mercado”.

A cabine do eVTOL acomoda quatro passageiros e um piloto.
A cabine do eVTOL acomoda quatro passageiros e um piloto. Imagem: Stephen Shankland/CNET/Reprodução

Restta saber se a Archer conseguirá passar pelos obstáculos de engenharia e regulatórios, já que criar aeronaves por si só já é um processo que exige muito dinheiro em caixa e anos de planejamento. Outras gigantes que desistiram da ideia. A Uber, por exemplo, se desfez Elevate, sua divisão de eVTOLs.

Prazo para decolar

Por enquanto, a empresa parece confiante no seu cronograma. O plano é conseguir as certificações necessárias para voar em 2024, iniciando os primeiros voos comerciais em 2025.

A United Airlines também está investindo pesado nos eVTOLs. A empresa encomendou 200 unidades do Midnight Air Taxi e já pagou US$ 10 milhões pelo primeiro lote. “Isso vai mudar as viagens até o aeroporto”, disse Mike Leskinen, presidente da United Airlines.“Vamos nos certificar de que seremos a primeira grande companhia aérea a trazer isso para nossos clientes”.

O segmento deve atingir seu auge na próxima década, com até 60 mil aeronaves vendidas nos próximos anos, diz um levantamento da Berg Insight. Para 2050, 150 mil eVTOLs devem estar voando com a liberação de novas regras de espaço aéreo, estima o relatório de outubro divulgado pela empresa.

Por US$ 100, a companhia espera que a demanda cresça com a aceitação do público até 2028, levando a construção de mais “vertiportos” (onde essas aeronaves decolam e pousam) em outros locais como estacionamentos, por exemplo.

“Quando atingirmos o prazo, acreditamos que a demanda estará lá e conseguiremos trazer milhares desses veículos para o mercado”, conclui o CEO da Archer.

Além do Midnight, a companhia também vem desenvolvendo sua tecnologia com outra aeronave de dois lugares, a Maker — o veículo completou o seu primeiro voo pairado no ano passado. Em um evento recente na Califórnia, a empresa mostrou que o modelo ultrapassou um marco importante: a transição da decolagem vertical para o voo horizontal.

Imagem principal: Stephen Shankland/CNET/Reprodução

Via: Archer, CNET

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